Vereadora solicita refrigeração nas salas da aula

A vereadora Natália Lúcia Petry reivindica a colocação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula da rede municipal de ensino. Uma indicação neste sentido foi aprovada na sessão da Câmara desta quinta-feira, 1º.

O pedido foi feito a partir de um levantamento realizado pelo gabinete da parlamentar. Das 32 escolas municipais, que totalizam 329 salas de aula, somente sete instituições contam com refrigeração em todas as salas de aula. Em três escolas há aparelhos em algumas salas e uma está em processo de instalação. A vereadora disse que só não conseguiu obter informação de uma unidade escolar.

Com relação aos centros de educação infantil, 28 ao todo com 219 salas, 12 contam com ar-condicionado em todas as salas, um possui a refrigeração em algumas salas, em outras três escolas estão em fase de instalação.

“Sabemos que nas escolas as salas são extremamente quentes. São 30 a 40 crianças por sala. E nos dias de calor como hoje fica humanamente impossível a concentração dos alunos e o trabalho do professor”, relatou, acrescentando que as áreas externas da mesma foram não oferecem condições para que as aulas ocorram devido ao calor excessivo.

Segundo ela, as escolas que possuem refrigeração foi devido a ação das APPs, que através de eventos angariaram os recursos para a compra dos aparelhos. As demais escolas não têm condições financeiras de arcar com os custos. Natália também informou que conversou com o secretário de Educação, Silvio Celeste Bard, sobre isto. Ela sugere que seja iniciado o processo licitatório para compra dos aparelhos para que os mesmos estejam instalados até o próximo verão.

Para o vereador Jean Leutprecht, a qualidade da educação também diz respeito ao ambiente de estudo. Ele comentou que igrejas, repartições públicas e outros espaços são climatizados em função do calor na região e que o mesmo deve ocorrer com as escolas até como forma de melhorar a aprendizagem.

INDICAÇÕES APROVADAS SESSÃO 1º/03

DO VEREADOR ADEMAR BRAZ WINTER:

Nº 62/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, EVIDENCIE ESTUDOS NO SENTIDO DE INCLUIR OS PARTICIPANTES DA ASSOCIAÇÃO E COOPERATIVA DOS CATADORES DE LIXO NOS PROGRAMAS  DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DE MODO A CONCEDER AOS MESMOS, SEGUNDO A NECESSIDADE DE CADA UM, CESTA BÁSICA, REMÉDIOS, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL,ROUPAS, ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS’.

DO VEREADOR AMARILDO SARTI:

Nº 60/2012 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE REALIZAR MANUTENÇÃO E REPAROS NAS EROSÕES EXISTENTES NA RUA Nº 80 (AMBROSIO PINTER), BAIRRO CENTRO”.

Nº 61/2012 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE REALIZAR A LIMPEZA DAS VALAS EM TODA A EXTENSÃO DA RUA Nº 707 (MARIA MADALENA LOPES SANT ANA), NO BAIRRO NEREU RAMOS”.

DO VEREADOR JAIME NEGHERBON:

Nº 64/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE CONSERTAR A CABECEIRA DA PONTE DA RUA 418 VALDIR JOSÉ MANFRINI NO BAIRRO TIFA MARTINS.”

Nº 65/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE CONSERTAR O MEIO FIO, E A TUBULAÇÃO ENTUPIDA DA RUA IRMÃ FOSTER EM FRENTE AO Nº35, NO BAIRRO AMIZADE.”

Nº 66/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE EFETUAR A MANUTENÇÃO DAS BOCAS DE LOBO DA RUA 542 ELETO STINGHEN, NO LOTEAMENTO PAPP, BAIRRO BARRA DO RIO CERRO.”

DA VEREADORA NATÁLIA LUCIA PETRY:

Nº 63/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE ESTUDOS NO SENTIDO DE COLOCAR EM TODAS AS SALAS DE AULA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, INFANTIL E FUNDAMENTAL, APARELHOS DE AR-CONDICIONADO, NESTE MUNICÍPIO”.