Vereadores apontam necessidades e tiram dúvidas sobre trânsito

O diretor de Trânsito da Prefeitura, José Antonio Schmidt, participou da sessão desta terça-feira, 22, convidado pelo vereador Jaime Negherbon (PMDB) para explanar sobre os controladores de velocidade que serão instalados no município. A discussão porém, foi estendida para outros assuntos relativos ao trânsito.

Schmidt informou que existe um convênio de trânsito entre a Prefeitura e as polícias Civil e Militar, e que, em valores gerais, foi arrecadado em multas valor aproximado a R$ 4,5 milhões em 2010. Segundo ele, somente em multas resultantes de abordagem policial, o valor foi de R$ 1,71 milhão.

O diretor também informou que atualmente são 12 semáforos com serviço de monitoramento, os chamados furões, que gerou em 2010 R$ 1,75 milhão em multas. Lombadas eletrônicas são 39, alugadas da empresa Aliança, que atua no município há alguns anos, e novamente venceu a licitação, na modalidade menor preço.

Respondendo a questionamento do vereador Jaime, Schmidt informou que este ano o município deve investir em torno de R$ 560 mil com educação para o trânsito, recursos oriundos do convênio de trânsito. O projeto envolve 32 escolas municipais, com entrega de materiais e envolvimento de uma psicóloga.

Zeca Schmidt também informou que serão implantadas mais nove lombadas eletrônicas, o que passa por estudo técnico e avaliação do Immetro. Segundo ele, o critério para definição do local é a circulação de veículos e o número de acidentes.

Sobre a possibilidade de implantar elevados em frente a escolas, creches, postos de saúde e igrejas, levantada por Negherbon, o diretor de Trânsito informou que o Comcidade autorizou a liberação para quatro pontos, mas a implantação que começaria pela Vila Nova atrasou em função das chuvas. Da mesma maneira, atrasou a implantação de sentido único na Rua Feliciano Bortolini, na Vila Lenzi.

Schmidt também julga interessante a proposta de padronização das lombadas em 50 km/h, como prevê projeto do vereador Jaime Negherbon aprovado em primeira votação.  A proposta, no entanto, foi retirada da pauta, em função da discussão em frente às escolas, creches, postos de saúde e igreja, onde uma lei municipal estabelece velocidade máxima de 40 km/h.

O vereador Ademar Possamai (DEM) levantou a necessidade de mais travessias para pedestres na Waldemar Grubba, principalmente devido à alta velocidade dos carros, assim como na Walter Marquardt. “Se Jaraguá do Sul não investir em estrutura do transito, vamos ficar aqui discutindo dez vinte anos. A cidade está crescendo com cinco ou seis mil novos veículos ano. Isso de fato causa uma série de transtornos”, comentou.

Lorival Demathê (PMDB) comentou que os pedidos de lombada física feito pela maioria dos vereadores só retrata uma cobrança da comunidade. Zeca Schmidt disse que isto passa pela aprovação do Comcidade, e que ele também defende, mas não pode assumir a responsabilidade sozinho. Também informou que o município paga R$ 3,5 mil por mês pelo aluguel de cada lombada eletrônica. O valor, que segundo ele não era reajustado há quatro anos, vai subir para R$ 3,6 mil.

A vereadora Natália Lúcia Petry (PSB) lembrou que, em 2009, anexou uma minuta de projeto a uma indicação propondo a implantação das áreas de segurança escolar. A proposta, explicou, é que em um raio de 100 metros, haja ampla sinalização, e espaço para embarque e desembarque dos alunos, entre outros. “Eu acredito que possamos conjuntamente com o setor de trânsito discutir a implantação de área naquilo que é pertinente ao setor de trânsito. Penso que isto resolveria uma grande parte das reivindicações feitas por esta Casa”.

O vereador Justino da Luz (PT) questionou sobre a implantação de redutor de velocidade na Rua José Picolli em função de mais um acidente registrado no local. Segundo Schmidt, já foi determinado para ser feito na próxima semana.