Vereadores comentam greve dos funcionários públicos

Na sessão ordinária desta terça-feira, 29, o vereador João Fiamoncini subiu à tribuna para lamentar a possível greve que os funcionários públicos de Jaraguá do Sul iniciarão nesta semana. Fiamoncini afirmou que no mesmo dia pela manhã ele e o também vereador Jeferson de Oliveira foram à assembleia realizada pelos trabalhadores do município no pátio da prefeitura e acompanharam as discussões que culminaram no deferimento da paralisação. Para o parlamentar, esse cenário pode ser revertido se o Poder Executivo jaraguaense tiver um pouco de boa vontade.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Jaraguá do Sul e Região (SINSEP) avisou por meio de seu site que a greve inicia nesta quinta-feira, 31, a partir das 12h. Funcionários da Saúde paralisarão somente a partir dasexta-feira, também às 12h. A entidade informou que a decisão foi tomada porque até o momento o prefeito municipal não garantiu a Revisão Geral Anual dos Salários que trata o artigo 37 da Constituição Federal.

Arlindo Rincos também se manifestou sobre o assunto e lastimou que Jaraguá do Sul tenha a primeira greve de funcionários públicos de sua história. Todavia o parlamentar enfatizou que há solução para o entrave entre os trabalhadores e a prefeitura. Para ele, se 90% dos cargos comissionados fossem reduzidos, a administração municipal teria possibilidades de arcar com esse compromisso. Rincos lembrou que Jaraguá do Sul é a 6° economia do estado e não poderia estar nesta situação.

O vereador Jair Pedri mostrou-se preocupado com a questão e disse que conversou com um prefeito da região que conseguiu repor a perda da inflação em seu município.

“Mas ele me disse: ‘eu me preparei para isso!’. Quem se prepara consegue. Porém Jaraguá do Sul não se preparou. É falta de organização do executivo, é lamentável”, ressaltou o vereador.

O SINSEP marcou uma nova assembleia para esta quarta-feira, às 18h, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Jaraguá do Sul e Região para rediscutir as questões sobre o impasse.