Vereadores debatem sobre cemitérios e capelas mortuárias

DSC01341Os vereadores Eugênio Juraszek, Natália Petry, João Fiamoncini e Jair Pedri solicitaram, durante a sessão desta quinta-feira, 21, ampliação e instalação de novos cemitérios e capelas mortuárias na cidade.

Alegando falta de infraestrutura e organização nos cemitérios da Vila Lenzi e Centro, Eugênio Juraszek sugeriu ao Executivo que providencie melhorias como reformulação geral, incluindo cadastramento e identificação dos túmulos. O vereador contou que as sepulturas estão sem demarcação e os trechos destinados à circulação das pessoas que visitam as sepulturas dos seus entes queridos são pequenos demais. “Com estes problemas, as pessoas enfrentam muitas dificuldades para localizar os túmulos e acabam passando por cima das próprias sepulturas”, destacou.

João Fiamoncini solicitou adoção de medidas urgentes para a falta de vagas nos cemitérios. Ele lembrou que no Centro e na Vila Lenzi não tem mais túmulos disponíveis e espaço para construção de novos. Jair Pedri sugeriu ao líder de Governo, vereador Pedro Garcia, para que agende com o responsável pela secretaria para comparecer nas próximas sessões do Legislativo para debater o assunto. “Precisamos conhecer quais são as medidas que estão sendo tomadas”, disse.

Capela mortuária

A vereadora Natália Lúcia Petry destacou que recentemente esteve reunida com os representantes da Capela Nossa Senhora Rainha da Paz, Célio Pereira, Belmiro Packer e Marly Feder Reinert, o presidente da Associação de Moradores da Vila Nova, Sérgio Zapella, e o diretor do Grupo Leier, Leonardo Leier.  Disse que a comunidade dessas localidades reivindica sobre a construção de uma Capela Mortuária para atender a população da região, que hoje dependem das capelas do Centro e da Vila Lenzi. Alertou sobre a necessidade de levantar todas as possibilidades de localização dentro do bairro, uma vez que existem restrições legais para implantação de capelas mortuárias. “Antes de tudo, deveríamos consultar as áreas onde é permitido fazer esse tipo de obra, consultar a todos os órgãos responsáveis pelas licenças”, frisou.