Vereadores debatem sobre novo polo EAD no município

IMG_2991Os vereadores jaraguaenses aprovaram, por nove votos favoráveis e um contrário, na sessão de ontem, 23, o projeto nº 105/2014, que dispõe sobre a oferta de cursos na modalidade de ensino à distância e sobre a regulamentação do ato de criação e sustentabilidade financeira do polo de atendimento presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Jaraguá do Sul.

De acordo com a proposta, o objetivo é suprir a falta de cursos de graduação nas áreas específicas da educação, como matemática, história, geografia, ensino religioso, ciências, línguas inglesa e portuguesa, com a criação do polo da universidade no município. A formação dos docentes se daria utilizando metodologias diferenciadas do ensino semipresencial para promover a educação superior com flexibilidade.

Conforme o vereador Pedro Garcia, líder de Governo, o projeto é de extrema importância para Jaraguá do Sul, já que promoverá a capacitação de novos profissionais para a região.

Já a vereadora Natália Petry, afirmou que concorda com a proposta, pois hoje muitas pessoas necessitam desse tipo de ensino, mas requer atenção com a qualidade do ensino. “Sabemos que há diferenças entre o modo presencial, por isso ressalto a necessidade de se discutir a questão da qualidade”, afirmou. O vereador Amarildo Sarti concordou com o posicionamento da vereadora. “Nós precisamos fazer com o que ensino melhore”, frisou.

Para o vereador João Fiamoncini, a dedicação do aluno é um fator decisivo para o aprendizado. “Acredito que depende muito da vontade do próprio aluno aprender”, destacou.

O vereador Jeferson de Oliveira, ao justificar o voto contrário, solicitou a abertura de cursos de graduação presencial onde os alunos poderão adquirir mais conhecimento e estar preparados para o mercado de trabalho. “A grande maioria não tira o proveito necessário”, afirmou.