Vereadores e prefeito fazem visita ao presídio

DSC03796Com o objetivo de conhecer as instalações e, sobretudo, as deficiências da atual estrutura, alguns vereadores fizeram nesta manhã, 27, uma visita ao Presídio Regional de Jaraguá do Sul. A iniciativa foi viabilizada em parceria entre o presidente da Câmara, José Osório de Ávila, e o prefeito Dieter Janssen.

Da Câmara, também participaram os vereadores Jeferson de Oliveira, Jocimar de Lima e João Fiamoncini, além do procurador do município, Raphael Rocha Lopes, da chefe de Gabinete Fernanda Klitzke, e do promotor de Justiça, Marcio Cota.

A comitiva foi recepcionada pelo diretor da unidade, Cleverson Henrique Drechsler, que mostrou as instalações do presídio e apresentou dados preocupantes. Entre os quais, que a estrutura construída em 1994 com capacidade inicial para acomodar 94 presos conta hoje com 367 detentos. O número de camas é de 128. O risco de novas rebeliões é iminente.

Nos próximos dias, a comitiva também irá visitar o Complexo Penitenciário de Canhanduba, em Itajaí, modelo penitenciário no Estado, que poderá ser viabilizado em Jaraguá do Sul por meio do Pacto por Segurança, do governo do Estado. Humanizada, a estrutura oferece maior segurança e oportunidade de trabalho aos apenados por meio de oficinas.