Vereadores mirins assistem à sessão na Câmara de Guaramirim

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul tiveram uma importante lição de cidadania na manhã desta quarta-feira, 15, ao participar da sessão ordinária da Câmara de Vereadores Mirins de Guaramirim, onde o projeto é desenvolvido há cinco anos.

A participação foi uma espécie de preparativo para a sessão ordinária que os mirins jaraguaenses conduzirão, ainda em data a ser definida. No último mês, os vereadores mirins estiveram na Câmara de Jaraguá do Sul para conhecer a estrutura, trocas ideias com os vereadores titulares e receber informações do coordenador do Projeto Câmara.Com Você, Joel Luís Correa.

Em Guaramirim, os estudantes acompanharam o rito normal de uma sessão, a oitava do ano da Câmara Mirim. Ela acontece de maneira semelhante a dos vereadores titulares, com o diferencial de iniciar com o hino nacional e encerrar com o hino da cidade. O projeto envolve alunos das oitavas séries das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Os vereadores mirins apresentaram a aprovaram proposições, fazendo a defesa de pedidos como do vereador mirim Gustavo Alentroth. Aluno da Escola Lauro Zimmermann, ele solicita o concerto de telefones públicos e a criação de projetos nas escolas conscientizando os alunos a não depredarem estes aparelhos.

“A maioria dos telefones públicos estão depredados. O concerto dos aparelhos telefônicos traria vários benefícios para a população, no entanto só o concerto não basta. Neste sentido, sugerimos que sejam desenvolvidos projetos educacionais junto às escolas conscientizando os adolescentes e jovens de que os telefones públicos são de uso comum, portanto todos devem zelar por eles”, defendeu.

Coordenador do projeto, Francisco Schork explicou que todas as solicitações, ao fim de cada mês, são compiladas em um relatório e enviadas às autoridades competentes. “Para eles saberem que nós estamos de olho”, disse. Envolvido com o projeto desde 2006, Schork comentou que a política nasce com o ser humano. “Dizer que não gosta de política é mentira. O ser humano é um ser político. E começa a praticar no dia em que nasce, quando começamos a berrar pelos nossos direitos, pelo que é essencial na nossa vida”, afirmou.

As coordenadoras do projeto em Jaraguá do Sul, Heloiza Padilha Bottaro e Joseane Garcia, destacaram o momento com os vereadores mirins da cidade vizinha. “Vocês nos deram mais uma lição de vida. Com meus 62 anos, é muito bom”, comentou Heloiza. O coordenador Joel Luís Correa também se manifestou.

“Vocês vão servir de exemplo para a gente, porque ainda estamos começando. Acho muito importante desde cedo saber nossos direitos e deveres”, afirmou a presidente da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, Amanda Rafaela Blesing Naizer, acompanhada do prefeito mirim Emanuel da Silva.

Em Guaramirim, o presidente da Câmara mirim é Lucas Schmitt Ranguelim, da Escola Almirante Tamandaré.

Os programas

Em Jaraguá do Sul, o projeto Prefeito Mirim foi instituído por lei municipal, no ano de 2007. Ele tem como objetivo despertar a cidadania nos estudantes que frequentam as turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental da rede municipal, bem como motivar e identificar novas lideranças estudantis.
O processo de escolha se dá por meio de eleição, através de inscrições de chapas pelas escolas e período de campanha. Cada escola municipal participante forma suas chapas, compostas por 13 alunos, sendo um prefeito, um vice-prefeito e 11 vereadores.  A coordenação geral do processo de mobilização, acompanhamento da realização e divulgação da eleição nas escolas, bem como a eleição final, fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação e do Gabinete de Comunicação.

Já no ano de 2008, foi instituído no município o Programa Luz, Câmara…Ação, uma iniciativa da então vereadora Maristela Menel Roza. Seu objetivo era o de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. O projeto envolvia alunos do quarto ao nono ano.

Nesta legislatura, o programa recebeu nova roupagem, transformando-se em 2010 no Câmara.Com Você. Neste formato, passou a envolver estudantes dos terceiros anos da rede pública estadual, atingindo o público-alvo próximo a idade de votar. Como as sessões voltaram para o período noturno – na legislatura passada ocorriam à tarde -, permitiu-se, assim, a vinda dos alunos para as mesmas, acompanhando a votação das reivindicações, transformadas em proposições e subscritas pelos vereadores.

Iniciativa da vereadora Natália Lúcia Petry, o Projeto Câmara.Com Você visa promover a interação entre a Câmara e os jovens estudantes, viabilizando a compreensão sobre as atribuições e competências dos poderes dentro do contexto social, o exercício da cidadania e a importância do voto consciente.