Vereadores mirins participam de atividade sobre fake news

Nesta quarta-feira (09), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul participaram de um bate-papo sobre o tema fake news. Eles debateram sobre o assunto com funcionários do setor de comunicação social da Câmara de Vereadores: a gerente de comunicação Sandra Batistella, o publicitário Augusto Atherino e o jornalista Tiago Rosário.

Durante a atividade, foram abordados os tipos de notícias falsas encontradas na internet, seus objetivos, seus formatos, seus elementos e as formas de identificá-las. Também foram abordados temas teóricos relacionados à comunicação social e realizadas atividades práticas de identificação de notícias falsas.

“Eu achei o encontro de hoje sobre fake news muito legal e com um conteúdo de boa qualidade e de fácil compreensão. Nos dias em que vivemos é muito importante saber se a notícia é verdadeira ou falsa. E agora com essas dicas vou saber verificar de uma forma melhor se a notícia é fake ou verdadeira”, ressaltou a mirim Fernanda Marcelino.

“Essa reunião sobre fake news me ajudou muito, pois antes eu ficava em dúvida se a notícia era verdadeira ou falsa. Agora posso identificar e ajudar os meus familiares a não serem enganados”, afirmou a mirim Maria Eduarda Schnaider.

Essa foi mais uma de uma série de atividades que estão sendo realizadas com os vereadores mirins em Jaraguá do Sul de forma online por conta da crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19. Em 12 de agosto eles já tinham participado de um workshop de fotografia e no dia 29 de agosto de um bate-papo com a psicóloga Scheila Schumann de Oliveira, funcionária da Secretaria Municipal de Assistência Social.