Vereadores mirins tomam posse com maior representatividade feminina

Na tarde dessa segunda-feira, 23, os vereadores mirins da legislatura 2016 tomaram posse de seus cargos na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O jovem Arthur Hoengen, da escola Gertrudes S. Milbratz, presidiu os trabalhos junto ao secretário Lucas Floriano, da escola Atayde Machado. A solenidade contou com a presença dos diretores das escolas participantes do projeto, pais e familiares dos alunos e autoridades do Poder Público.

Foram empossados, além dos já citados, os vereadores mirins Bianca Hafemann, da escola Antônio Estanislau Ayroso, Gabriel de Souza, da escola Professora Lilia Ayroso Oeschler, Bárbara Gruner, da escola Ribeirão Molha, Kelly Martins, da escola Max Schubert, Hayana dos Santos, da escola Marcos E. Verbini, Gabriel Vinicius, da escola Julius Karsten, Matheus Demarchi, da escola Gertrudes S. Milbratz, Davi Rosin, da escola Cristina Marcatto e Emily Todt, da escola Rodolpho Dornbusch.

O presidente do Legislativo, José de Ávila, ressaltou a importância de a comunidade participar das ações do município, “melhor ainda que seja através de jovens como esses que estão aqui presentes hoje”, salientou.

A Administração Municipal foi representada pelo prefeito Dieter Janssen e o secretário da Educação, Elson Cardozo, que observou que a representatividade feminina no parlamento mirim é bem maior que no parlamento adulto. São cinco meninas e seis meninos. “Que bom se a gente tivesse cinco vereadoras na Câmara. As mulheres são 51% da população, são mais que os homens, mas no parlamento não é assim”, lamentou. O prefeito Dieter Janssen fez coro as palavras do secretário e observou o maior zelo que as mulheres têm para tratar de questões políticas. Lembrou também de trabalhos que foram feitos em anos anteriores com os jovens parlamentares. “Em outros anos surgiram muitas reivindicações desse projeto. As ideias de vocês são trazidas de maneira muito pura e simples, e é disso que o Brasil precisa, parabéns e sucesso”.

Vereadores Mirins - Mirim (20)

Também estava presente o supervisor de educação básica e profissional da Agência de Desenvolvimento Regional, Reginaldo Pires de Lima, que lembrou do momento difícil que o país vive na política. “Precisamos de uma política mais dinâmica e voltada às demandas do cidadão, enquadradas no nosso tempo. Esses vereadores mirins têm agora a responsabilidade de trazer bons projetos para benefício da educação e das comunidades locais, trazendo mudança para o cenário”, avaliou.

Os parlamentares mirins também fizeram pronunciamentos e o cumprimento do compromisso legal para o exercício de suas funções como vereadores. “Estou muito feliz de ter sido escolhido para representar a escola Gertrudes Steilen Milbratz aqui na Câmara de Vereadores. Como um vereador mirim, espero que auxilie a desenvolver leis que ajudem, não só os alunos, mas a todos que precisam de algo melhor. Na minha escola nunca ninguém falava de vereador mirim, porém agora ajudarei todos a conhecer as funções de um parlamentar e tudo mais que as pessoas precisam saber sobre essa função”, discursou Arthur Hoengen.

“Quero agradecer a confiança a mim depositada pelos meus colegas da escola Ribeirão Molha, a qual eu represento. Quero nesse terceiro mandato representar bem a minha escola com propostas que possam beneficiar a comunidade e, ao mesmo tempo, continuar aprendendo com meus colegas”, destacou Bárbara Gruner.

Após a solenidade, os vereadores mirins fizeram a eleição da mesa diretora para o exercício 2016. Kelly Martins foi eleita a presidente do parlamento mirim e Lucas Floriano, 1° secretário. As próximas atividades do projeto serão no dia 30 de maio, quando terão uma reunião de estudos sobre legislação, e 13 de junho na sessão ordinária às 15h.

Vereadores Mirins - Mirim (48)