Vereadores se reúnem com técnicos do Ipplan para debater projeto de lei

Na tarde de ontem, 04, os vereadores se reuniram com o grupo técnico da Fundação Instituto de Pesquisa Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan) para esclarecer dúvidas sobre o projeto de lei, encaminhado pelo Executivo, que destina R$ 1,7 milhão à contratação de consultoria técnica especializada na área de mobilidade urbana para elaboração do Plano de Transporte e Mobilidade de Jaraguá do Sul.

A diretoria técnica-executiva da Fundação, Thaís Liane Henning explicou que o valor da proposta destina-se a contratação de duas empresas para a consultoria. A primeira, de R$ 1 milhão, servirá para elaboração do Plano de Transporte e Mobilidade e a segunda, com valor aproximado em R$ 700 mil, tem como finalidade elaborar projetos de estruturação e qualificação urbana. “Esse planejamento é uma existência do governo federal”, disse ela, salientando que a elaboração do Plano de Transporte e Mobilidade é uma exigência do governo federal, previsto na lei que institui as diretrizes básicas da Política Nacional de Mobilidade Urbana, com prazo até 2015 para municípios com mais de 20 mil habitantes.

Natália Lúcia Petry, Líder de governo, informou que a intenção da administração com o projeto é garantir a continuidade das ações, independente da transição de governos. Jeferson de Oliveira argumentou que o investimento é alto, considerando outras ações prioritárias no momento. Ele entende que a Prefeitura dispõe de profissionais qualificados para desenvolver o trabalho.

Arlindo Rincos ratificou seu voto favorável. “O projeto está dentro da legalidade, e tem de ser aprovado, porque nossa cidade merece ser planejada, com coerência e cuidado com o dinheiro público”, sustentou.

Jair Pedri avaliou a reunião como esclarecedora, mas trata-se de um assunto complexo. “Compreendo a importância do projeto, mas temos que tomar o cuidado de ouvir, debates e discutir o máximo que puder”, disse o legislador, solicitando a Mesa Diretoria que remeta a segunda votação somente na semana que vem. O projeto aguarda liberação para ser incluído na pauta da sessão. O placar da primeira foi de 8 sim e 1 não.DSC07085