Vereadores voltam a cobrar sinalização horizontal dos controladores

Vereador Afonso Piazera Neto (PR)

Pedidos de pintura de faixa de pedestre de autoria do vereador Afonso Piazera Neto foram aprovados na última sessão. Além das faixas, o propositor cobrou do Executivo sobre outra indicação, a respeito da implantação de faixa de sinalização dos controladores de velocidade. Lembrou que mais de 20 controladores de velocidade entrarão em funcionamento e que, com a falta de atenção, muitos motoristas poderão ser multados devido à ausência de sinalização.

Piazera também disse que a sinalização vertical, como exige a lei federal, está sendo cumprida, mas muitas vezes as placas ao lado das ruas passam despercebidas. A sugestão é que seja pintada um faixa verde, a uma distância de 50 metros do controlador, com a inscrição “Radar”. “Caso não seja feito, na próxima semana faremos uma moção para que isto seja implantado, porque não queremos que os controladores gerem multas, mas que os motoristas dirijam devagar e possibilitem a segurança ao pedestre”, explicou Piazera.

O vereador Ademar Possamai comentou que o problema da falta de sinalização é que os motoristas acabam reduzindo a velocidade apenas quando estão bem próximos ao redutor, o que pode causar acidentes.

Para Lorival Demathê, o ideal seria que o Executivo implantasse os radares inicialmente em caráter experimental, durante uma ou duas semanas, para só depois começar a aplicar a multas.

Um projeto de lei de autoria do vereador Jaime Negherbon propõe a padronização de todas as lombadas eletrônicas do município em 60 km/h. Ele aponta esta como a solução para as dúvidas dos motoristas frente as diferentes velocidades permitas atualmente.