Voluntários recebem homenagem na Câmara

“Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos”. A definição criada pela ONU (Organização das Nações Unidas,) remete ao Dia Internacional do Voluntário, comemorado no dia 5 de dezembro. Instituída no ano de 1985, a data tem o intuito de promover ações de voluntariado em todo o mundo.

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na sessão desta terça-feira, 6, realizou sessão solene em homenagem aos voluntários do município, que colaboram e tornam possível a realização de atividades que dão nova vida para muitas pessoas. Joilsa Ferreira Barbosa discursou em nome dos voluntários homenageados na solenidade. Ela afirmou que no voluntariado há grandes feitos, mas existem também os que parecem pequenos, porém são tão importantes no dia-a-dia das pessoas. Segundo Joilsa, escutar, levantar a autoestima, praticar a paz, harmonia e manter a paciência são quesitos fundamentais para realizar a tarefa. “Doar é sempre bom para você e para os outros. Não estou falando de dinheiro, mas um pouquinho do seu tempo, um bem bastante valioso nos dias de hoje. O dinheiro é bom, ajuda, mas nada como um aconchego, um abraço, um carinho nas horas mais difíceis”, ressaltou.

Representando a prefeita Cecília Konell, o secretário da Defesa Civil, Jair Alquini exaltou a importância dos voluntários. De acordo com ele, a própria secretaria da qual representa, depende do ato do voluntariado em suas ações. Para Alquini, as pessoas que se dedicam em favor do próximo são merecedoras de diversas homenagens. “Vocês são diferentes. Fazem algo que a sociedade está precisando muito. Só existe um ser que possa fazer algo por vocês que seja digno do que merecem. Deus. E que Ele mantenha vocês com saúde e disposição, porque fazem a diferença para toda a sociedade”, concluiu.

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

Natália Petry, em nome dos vereadores, falou do crescimento a cada ano no número de voluntários, que contribuem com o trabalho social, beneficiando jovens, adultos, idosos e pessoas que muitas vezes já perderam a esperança. “Tornar-se voluntário significa atender a uma vontade que se transforma em um ideal. Ser voluntário é resultado da tomada de consciência de que podemos tornar o mundo um lugar melhor para se viver”.