Nascido na cidade de Irineópolis, norte do Estado de Santa Catarina, Eugênio José Juraszek reside em Jaraguá do Sul desde 1978, quando se mudou em busca de oportunidade de trabalho. Vindo da agricultura e pai de seis filhos, trabalhou inicialmente no comércio local, ingressando em seguida na empresa Weg. Iniciou a atividade como torneiro mecânico e, destacando-se pelas iniciativas no ambiente corporativo, tornou-se preparador de máquinas.

Com a promoção sentiu a necessidade de buscar capacitação técnica e relações humanas, optando pela área de usinagem. Neste período tornou-se líder de CCQ (Círculo de Controle de Qualidade), participante ativo de melhorias internas. Foi membro da CIPA, bem como do programa CINCO “S”, sendo destacado inclusive como Colaborar Participativo na Comunidade.
Desligou-se da empresa em meados dos anos 1990, após ter laborado por 23 anos, deixando laços significativos na corporação. Assim, abriu sua empresa no ramo de metalurgia para prestação de serviços terceirizados a metalúrgicas da região. Com a dedicação e longos anos de atuação, a multinacional não demorou muito para tornar-se seu maior parceiro em prestação de serviços.

Com o aumento expressivo na demanda, graças a sua experiência administrativa e profissional, mudou sua sede, localizada no Bairro Garibaldi, com estrutura de aproximadamente 1800 metros quadrados.

LÍDER COMUNITÁRIO
Dedicação às escolas

Desde muito jovem identificou-se com os problemas da comunidade e levantou a bandeira das APPs (Associação de Pais e Professores), que presidiu por um período de oito anos. Em seu mandato, garantiu recursos para a construção de quadra de esportes e a iniciativa pioneira em Jaraguá do Sul ao implantar a rampa de acesso aos estudantes com dificuldades de locomoção da Escola Guilherme Hanemann.

Na Escola Antônio Estanislau Ayroso, buscou recursos para o fechamento da quadra de esportes.

Qualidade de vida

Eugênio Juraszek realizou diversos trabalhos na comunidade, entre as quais a luta para levar água potável bombeada através de um projeto para atender o loteamento Hanemann, na Barra do Rio Cerro. Junto à comunidade, ele também conquistou muitas benfeitorias para o bairro, como a quadra de areia de esportes, recapeamento de vias, construção do Centro Comunitário, e o alambrado do campo de futebol da Sociedade Botafogo.

Foi idealizador de outras iniciativas, como a implantação de energia elétrica através do projeto “Viva Luz”, na localidade de Ribeirão das Pedras, implantação de iluminação pública em ponte na localidade Tifa Jararaca, além de atuar como tesoureiro na comunidade Imaculada Conceição, Bairro Jaraguá 99. Foi, ainda, motivador e colaborador de recreação do grupo de idosos na comunidade de Garibaldi.

Preocupado constantemente com as necessidades dos colonos, buscou soluções junto à administração municipal para problemas como a readequação de iluminação pública e remanejamento de postes em propriedades rurais, que dificultavam o cultivo e a inserção de aditivos para a melhoria dos frutos.

Criança in fest

Realizador e fundador da “Criança In Fest”, realizada anualmente no período próximo ao Natal há 17 anos. O projeto envolve também sua família e a Associação de Moradores do Bairro Jaraguá 99, visando à arrecadação de donativos, brinquedos e doces, além de oferecer atividades de recreação para as crianças, como piscina de bolinha, escorregador inflável, gincanas e muita diversão durante todo o dia.

Voluntário nas horas boas e nas ruins

Voluntário na defesa da comunidade, esteve totalmente envolvido com as catástrofes que assolaram o município, destinando funcionários de sua empresa, além da sua família, para ajudar os atingidos pelas chuvas seja na limpeza, deslocamento e busca de mantimentos.

Ele também reivindicou o desassoreamento do Rio Jaraguá, preocupado com as constantes enchentes da localidade, que envolve desde o Garibaldi até a região da Barra do Rio Cerro. Além disto, organizou reuniões e audiências públicas com os órgãos responsáveis, indicando problemas estruturais nos leitos dos rios, infrações de construção, entre outras demandas da comunidade.

Telefone: (47) 3307-3244
Celular: (47) 9117-9987
E-mail: eugeniojuraszek@jaraguadosul.sc.leg.br
Conheça as proposições de autoria do vereador