Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Código de Ética da Câmara de Vereadores passa por leitura em plenário

COMPARTILHE

Código de Ética da Câmara de Vereadores passa por leitura em plenário

 

Na sessão ordinária desta quinta-feira (18), foi lido em plenário o Projeto de Resolução nº 18/2019, de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, que dispõe sobre o Código de Ética dos Vereadores, estabelecendo os princípios éticos e as regras básicas de decoro que devem orientar a conduta dos que estejam no exercício do cargo de vereador.

No exercício do mandato, o parlamentar atenderá às prescrições da Lei Orgânica, Regimento Interno e às contidas no Código, sujeitando-se aos procedimentos e medidas disciplinares nele previstos.
O Projeto do Código de Ética também prevê a formação do Conselho de Ética da Câmara, que será constituído por três vereadores membros titulares e dois suplentes, eleitos para mandato de dois anos, observado, quando possível, a proporcionalidade partidária.

O Código de Ética tem 68 artigos e foi construído pela Mesa Diretora em conjunto com os setores técnicos do Legislativo desde o começo deste ano. Segundo o presidente da Câmara, vereador Marcelindo Carlos Gruner, será um marco para a história do Poder Legislativo Municipal. “Vai normatizar as ações do vereador, hoje não temos nada que puna condutas inadequadas dos parlamentares. O Legislativo deve encarar a questão ética como prioridade, consagrando a transparência e vedando eventuais abusos”, salienta.

Ainda segundo Gruner a aprovação do Código de Ética é o primeiro passo para o estabelecimento de uma estrutura ética mais exigente e mais afinada com os anseios de uma conduta parlamentar adequada.