Sessão solene marca os 60 anos de explosão da fábrica

DSC09322Uma sessão solene na Câmara de Vereadores lembrou os 60 anos de explosão da fábrica de pólvora nesta quarta-feira, dia 6, data da tragédia ocorrida em 1953 que vitimou dez pessoas. Um dos sobreviventes da explosão, Pery da Cruz, 86 anos, estava entre os convidados e compôs a mesa de honra.

O vereador Vitório Lazzaris representou o proponente Pedro Garcia, que teve a ausência justificada em razão do falecimento de sua mãe, Claudina Nazario Garcia, aos 94 anos de idade.

Um dos momentos de emoção foi a apresentação da música “As dez cruzes emparelhadas”, composta pelo saudoso Ataíde Machado, o Dadi, narrando o trágico acontecimento. A interpretação foi feita por seu filho, Laércio Ataíde Machado, acompanhado de um grupo musical.

O empresário Werner Voigt, um dos colaboradores para construção do monumento em memória às vítimas, entregue no último dia 1º no cemitério municipal, também se fez presente. Em seu depoimento, seu Werner revelou ter sido uma das primeiras pessoas a chegar ao local onde ficava a fábrica logo após a explosão.

Das mãos do presidente da comissão de resgate histórico da tragédia, Valdemar Dalagnolo, o empresário recebeu uma placa em homenagem por sua contribuição.