A CIDADE

Jaraguá do Sul está situada no Vale do Itapocu, no norte de Santa Catarina. Com 143.206 habitantes, a cidade é sede de importantes indústrias do ramo metal-mecânico, têxtil e alimentício do Brasil. Jaraguá do Sul tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e a qualidade de vida é um dos fatores que fazem com que este índice seja tão alto. Uma das principais características da população jaraguaense é a herança dos colonizadores europeus que, além das características físicas, trouxe uma nova forma de desenvolvimento, sem esquecer a cultura típica, representadas através de festas populares, festivais de dança, teatro e gastronomia.

INSTALAÇÃO DA CÂMARA

No dia 8 de abril de 1934, foi realizada a sessão solene de instalação do município de Jaraguá do Sul, no então edifício da Intendência Municipal, ocasião em que foi empossado como primeiro prefeito do novo município o Sr. José Bauer e os senhores Ernesto Czerniewicz, João Marcatto e João Crespo como membros do Conselho Consultivo. Esse Conselho passou a reunir-se diariamente para elaborar as leis e aprovar os limites urbanos que vigoram até então.
No dia 21 de abril de 1936, foi oficialmente instalada, na sala de sessões do edifício da Prefeitura, a Câmara de Vereadores do Município de Jaraguá do Sul, integrada pelos senhores Emmanuel Ehlers, Ricardo Gruenwaldt, Waldemar Grubba, Francisco Mees, Artur Müller, Ignácio Salomon e Emílio Silva. Elegendo-se na ocasião o Sr. Ricardo Gruenwaldt como presidente da Mesa Diretora; Sr. Emmanuel Ehlers como vice-presidente; o Sr. Francisco Mees como primeiro secretário e o Sr. Ignácio Salomon como segundo secretário. No dia 30 de abril do mesmo ano, foi empossado como prefeito de Jaraguá do Sul o Sr. Leopoldo A. Gerent e realizada a primeira sessão extraordinária.
Por 52 anos, no período de 1934 a 1986, a sede do Legislativo municipal funcionou junto à Prefeitura. A desvinculação ocorreu em 1987, ocasião em que a Câmara Municipal passou a ocupar um espaço independente, com suas atividades no edifício Ana Ricobom Barbi, situado na Rua Expedicionário Gumercindo da Silva, número 161. Em maio de 2000, a Câmara Municipal instalou-se na Avenida Getúlio Vargas, 621, onde permanece.

ATRIBUIÇÕES

A Câmara de Vereadores é a representante municipal do Poder Legislativo no Brasil.
Todos os municípios brasileiros têm uma Câmara de Vereadores, composta por um conjunto de pessoas escolhidas pelos eleitores para exercerem um trabalho de muita responsabilidade.

Algumas das principais funções do Poder Legislativo são:

  • Fiscalizar as contas do município;
  • Elaborar a Lei Orgânica;
  • Organizar as funções internas para legislar e fiscalizar;
  • Nomear Logradouros;
  • Elaborar leis ordinárias ou apreciar aquelas cuja iniciativa é prerrogativa do Executivo.

O vereador é o agente político que atua no âmbito dos municípios, em nível legislativo, conforme a forma de governo constitucional nas Câmaras. Suas atribuições não se limitam às sessões da Câmara. Ele precisa estar disponível para ouvir permanentemente a sociedade e conhecer bem todos os seus problemas.