Resultados do programa “Apevi nos Bairros” são apresentados

DSC01118A presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu, Leonir Zacarias de Souza, utilizou ontem, 10, o espaço da Tribuna Popular para explanar sobre as ações do projeto “Apevi nos Bairros” durante o ano de 2013. A iniciativa foi idealizada em 2003 com o objetivo de levar informações aos empreendedores da micro e pequena empresa da cidade e apresentar os benefícios do associativismo empresarial, buscando contribuir para a melhoria da gestão nos negócios. O programa procura gerar ações que estimulem, permitam e capacitem pessoas para o empreendimento de negócios.

Segundo Leonir, o programa “Apevi nos Bairros” contabilizou a participação de 501 pessoas durante os encontros que foram realizados ao longo do ano nos bairros Barra do Rio Molha, Jaraguá Esquerdo, Centro, Chico de Paula, Ilha da Figueira, Barra do Rio Cerro, João Pessoa e Nereu Ramos. Os encontros aconteceram entre os meses de março e outubro, sempre na última terça-feira do mês. “O objetivo desse programa é levar capacitação aos empresários que se encontram nos bairros jaraguaenses”, conta. A meta para o ano que vem é alcançar a participação de 600 pessoas ao longo dos encontros.

“Durante esse ano, somente 33% dos participantes eram associados da Apevi, enquanto os outros 67% não”, revelou Leonir apontando o interesse do programa em alcançar primordialmente aqueles que não possuem nenhuma ligação direta com a entidade. Para ela, outro número que chama a atenção é a quantidade de empresas de pequeno porte que estiveram presentes nos encontros. “46% das empresas são de pequeno porte, o que reforça nosso compromisso em levar informação ao pequeno e médio empresário”. O setor de serviços representa 39% das empresas que buscaram maiores informações durante os encontros. O comercio representa 33% e a indústria 28%.

A presidente da Apevi revela que uma das mudanças para o ano que vem é a realização de outros encontros semanais que acontecerão em parceria firmada com a Prefeitura Municipal e o Sebrae com o propósito de capacitar o empreendedor individual.

O vereador João Fiamoncini aproveitou a oportunidade para pedir que os encontros do programa “Apevi nos Bairros” aconteçam também em localidades mais afastadas. “Os encontros ocorrem sempre nos mesmos bairros. No Santo Antônio, por exemplo, nunca foi feito”, afirmou.  Leonir prometeu que irá avaliar com atenção a solicitação do vereador.

A participação no espaço da Tribuna Popular ocorre dentro da Palavra Livre e é disponibilizado para a manifestação de entidades regularmente inscritas, sobre assuntos de interesse público.