Aprovada nomeação de rua no bairro Três Rios do Sul

Sessão Ordinária 141 Sessão Ordinária 176 Sessão Ordinária 179

Foi aprovado com nove votos o Projeto de Lei 61/2015, de autoria do vereador Jair Pedri, que denomina a Rua nº 1313, localizada no bairro Três Rios do Sul, de Maria Cisz Spézia. A homenagem foi aprovada na sessão de quinta-feira (16/07).

Jair Pedri relembrou parte da história de vida de Maria Cisz Spézia. “Ela era filha de José Cisz e Anna Kazmirski Cisz. Nasceu no dia 26 de janeiro de 1934, em Massaranduba. De descendência polonesa, Maria buscou preservar suas raízes falando a língua materna com seus irmãos até os últimos dias de vida, servindo a todos os parentes e amigos o melhor da culinária polonesa”.

Em 21 de agosto de 1954, Maria casou-se com Ovídio Spézia, e teve dois filhos: Rogéria Maria Bertoldi e João Geomar Spézia. “Na década de 60, foi professora na Escola Vidalina Xavier, no bairro Benjamin Constant, em Massaranduba, enquanto seu esposo trabalhava como ferreiro. Em 1966 a família chegou a Jaraguá do Sul. Estabeleceu residência no bairro Rau. Maria trabalhou em casa, fabricando doces e salgados que vendia diariamente no horário de lanche das empresas instaladas no bairro”, contou o parlamentar.

Pedri enalteceu que apesar de não ter construído uma história voltada à comunidade, a homenagem prestada é justa. “Dona Maria, pelo seu exemplo de mulher, no mais puro significado da palavra, pela sua dedicação ao outro e pelo seu amor a família, é que se faz justificada esta menção”, ressaltou.

Ao recordar as passagens que teve com Maria Cisz Spézia, rememorou um pedido que ela havia feito quando era suplente de vereador. “Naquele momento ela pediu que eu colocasse o nome de seu marido em uma rua da cidade. Na época, enquanto vereador em exercício, pude atender seu pedido, que ela dizia ser seu sonho”, recordou. Maria Cisz Spézia faleceu dia 22 de abril de 2013, vítima de leucemia, deixando familiares e amigos. Ao finalizar, o vereador disse que é uma oportunidade para homenagear à Dona Maria colocando seu nome em uma das ruas no cruzamento com a rua que recebeu o nome de seu marido, Ovídio Spézia.