Atuação dos Bombeiros Voluntários em pauta na Câmara de Vereadores

Atendendo requerimento do vereador Anderson Kassner, participou da Sessão Ordinária desta quinta-feira, 10, o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Ivan César Fallgatter. Ele falou sobre os trabalhos  realizados pela corporação, ressaltou alguns dados e esclareceu dúvidas dos vereadores.

Entre as informações repassadas, Ivan César, mencionou o número de Bombeiros que atuam no município atualmente: 49 efetivos e 144 voluntários, num total de quase 200 pessoas.

A frota é composta por sete ambulâncias, cinco caminhões de combate/resgate e cinco veículos de apoio. Ainda dois caminhões estão sendo preparados para combate, segundo o presidente.

Em termos de atendimentos, os números chamam a atenção. Somente neste ano, os Bombeiros Voluntários atuaram em 5.500 ocorrências. Destas, 3.870 foram de APH (Atendimentos pré-hospitalares). Isso dá uma média de 20, 25 ocorrências diárias. Combates a incêndio, foram 117 chamados até agora.

Em termos operacionais, Ivan César ressaltou que já foram 4.270 atendimentos (projetos, vistorias de habite-se e vistorias a eventos, entre outros).

Receita x despesas

O presidente dos Bombeiros mencionou também a receita atual da corporação, R$ 170 mil mensais. Destes, o Município entre com 25% de participação, convênios outros 25% e comunidade mais 25%, através de arrecadações nas contas de luz e água. A luta é para aumentar a participação empresarial, que chega a 1% de contribuição, segundo Ivan.

Ele lamenta, no entanto, que a receita, não está acompanhando as despesas que chegam a R$ 220 mil, ou seja, os Bombeiros têm um déficit mensal, que as vezes supera os R$ 50 mil.

Outros números

Arrecadação mensal em contas de água e luz – R$ 47 mil

Boletos – R$ 3mil

Folha de pagamento – R$ 120 mil

Impostos – R$ 24 mil

Manutenções gerais – R$ 30 mil

Alimentação – R$ 8mil

Contabilidade e outros – R$ 20 mil

O presidente foi questionado ainda sobre a possibilidade de atuação dos Bombeiros Militares em Jaraguá do Sul. Disse que a discussão é antiga, mas que aos poucos, as cidades do Estado estão “se rendendo aos Bombeiros Militares”. “Vamos apresentar os custos da entrada do Bombeiro Militar de uma forma completa em Jaraguá do Sul”, avisou ele. “Há cidades que nem Bombeiros tem e nós aqui temos dois, é bem crítico”, lamentou.

Os vereadores enalteceram a atuação dos Bombeiros Voluntários na cidade e se colocaram à disposição para auxiliar no que for preciso.