Audiência Pública explica criação de Unidade de Conservação

cima_29-12-2013_350Aconteceu, na noite de quinta-feira (27/08), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, audiência pública, para discutir a criação de um Parque Natural Municipal. Na ocasião, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), promotora do evento, apresentou as questões legais em relação à Unidade de Conservação (UC) e o diagnóstico da fauna, flora e dos recursos hídricos da localidade. Sugestões, críticas e apontamentos, registradas previamente em http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/extras/028/, foram levadas em consideração. O encontro contou com aproximadamente 50 pessoas.

A Fujama pretende transformar a localidade, denominada Morro dos Stinghen, com 41 hectares e integrante do patrimônio público municipal, em uma Unidade de Conservação (UC), categoria Parque Natural. A área rural, na Barra do Rio Cerro, abriga, desde 2005, o Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA) do Instituto Rã-bugio para conservação da biodiversidade. A iniciativa atende a expectativa da municipalidade, da Fujama e do próprio instituto, em razão das características naturais da região, do histórico de preservação que a área possui e do relevante interesse ambiental e educacional. “A proposta tem amparo na legislação municipal, que através do Plano Diretor, estabelece a região como relevante nas questões ambientais”, pondera o presidente da Fujama, Leocadio Neves e Silva.

A próxima etapa envolve o envio de um projeto de lei para a câmara de vereadores, que aprovará e oficializará a criação da UC, além da elaboração de cronograma para execução do plano de manejo. A previsão de abertura do local para ações de educação ambiental é de médio prazo. (Com informações da PMJS | fotos: Aurea Arendardtchuck/PMJS)