Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova instituição do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

Câmara aprova instituição do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Jaraguá do Sul

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, em votação única, na sessão desta terça-feira (21), o PL 212/2017, de autoria do Executivo e que instituir o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). A proposição tem por finalidade definir princípios, políticas e estratégias e instrumentos para o desenvolvimento municipal.

Em sua justificativa, a Prefeitura afirma que o objetivo é contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes das ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O executivo reforma ainda que é fundamental que o Município conte com propostas de curto, médio e longo prazo para atender as demandas crescentes de mobilidade, de tal forma que a infraestrutura e os serviços disponíveis não venham a ser um obstáculo ao seu próprio desenvolvimento urbano, social e econômico.

Seu objetivo é traçar diretrizes gerais para a estruturação da cidade de maneira mais saudável, priorizando o transporte público e a interligação de diversos modais para o deslocamento de pessoas e produtos.

Jaraguá do Sul entra num novo tempo ao preparar o seu Plano de Mobilidade Urbana, que, em conformidade com o Plano Diretor, traçará diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Município.

Entre os critérios está a apresentação da priorização do transporte público coletivo e do transporte não motorizado em detrimento ao transporte individual motorizado, a infraestrutura, a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição da mobilidade, a operação e disciplinamento do transporte de carga estacionamentos e a sistemática de avaliação periódica do próprio plano.