Câmara celebra 139 anos de Jaraguá do Sul

Sessão solene homenagem município 385Com o objetivo de homenagear as entidades jaraguaenses, que contribuem diariamente para o crescimento e desenvolvimento da cidade, é que a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão solene, na quinta-feira (23/07) em comemoração aos 139 anos de Colonização do município.

Representantes municipais estiveram presentes no evento. Compuseram a mesa de honra, junto a presidente da Casa de Leis Natália Petry e vereadores, o prefeito Dieter Janssen, deputado Vicente Caropreso, deputado Jean Leutprecht, secretário da SDR Leonel Pradi Floriani, tenente coronel do 14º BPM Rogério Vonk, o presidente da Fundação Cultural Sidnei Lopes, e a presidente do Rotary Club de Jaraguá do Sul, Roseli Krause Piazera, que representou as entidades homenageadas.

A presidente Natália Petry destacou a importância da população para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul. “Toda a vez que falamos sobre o aniversário de Jaraguá do Sul, nos lembramos dos acontecimentos que marcaram os 139 anos da nossa história e de algumas personalidades que foram fundamentais para que chegássemos a condição de município”, disse a vereadora. “Todas essas pessoas foram muito importantes para o desenvolvimento da nossa cidade, mas não seríamos o que somos hoje sem o nosso povo”. Segundo Natália, pessoas simples, e muitas vezes anônimas, que trabalham nas indústrias, que atendem o comércio, prestadores de serviços, empregados domésticos e tantos outros cidadãos são quem ajudam a estruturar uma sociedade atuante e solidária.

A presidente do Rotary Club de Jaraguá do Sul, Roseli Krause Piazera, agradeceu a oportunidade de representar as entidades do município e receber a homenagem em nome do Rotary. A entidade é a maior organização não governamental do mundo e a única com cadeira na ONU. Ela é formada por homens e mulheres de negócios que prestam serviços voluntários para melhorar a qualidade de vida nas comunidades que atuam. Em Jaraguá do Sul as entidades começaram em 14 de março de 1952. “Nossa comunidade, com certeza, sente os benefícios que é ter tantas entidades trabalhando com um único objetivo”, afirma Roseli. “Temos orgulho de ser jaraguaenses e trabalhamos para que esse gigante continue crescendo”, finaliza.

O tenente coronel Rogério Vonk lembrou que recentemente Jaraguá do Sul foi eleita com uma das cidades mais seguras do estado. “Esse resultado foi construído ao longo dos tempos, nesses 139 anos, com dedicação de muitas pessoas e de parcerias realizadas”, conta. “Se temos uma Jaraguá do Sul segura é mérito de todos os moradores e das entidades que hoje estão sendo aqui homenageadas”. O secretário de Estadi de Desenvolvimento Regional, Leonel Pradi Floriani, questionou o motivo de Jaraguá do Sul ser referência em plano nacional. “Além dos nossos cidadãos, como já destacado pela presidente Natália Petry, o talento de nosso povo também é fundamental para o desenvolvimento do município”, disse. Ele complementou enaltecendo que as entidades homenageadas são constituídas por pessoas que dedicam o que existe de mais precioso em suas vidas, o tempo. “Em nome do Estado, Leonel parabenizo as entidades e Jaraguá do Sul pelo seu aniversário”, celebrou.

O deputado estadual, Jean Leuprecht, reforçou a importância de homenagear as pessoas que se doam para contribuir com o crescimento da comunidade e diminuir o sofrimento dos munícipes. “Como jaraguaense é uma honra comemorar os 139 anos. Parabéns Jaraguá do Sul que demonstra mais uma vez o quanto é gigante”. O deputado Vicente Caropreso também parabenizou Jaraguá do Sul. “Nós somos fortes pelas pessoas que se doam pelos outros. Esse é o nosso diferencial e o motivo de homenagear essas entidades hoje”, afirmou.

O prefeito Dieter Janssen concordou com os demais representantes de que Jaraguá do Sul é diferente pelo seu voluntariado. “Graças ao esforço dessas entidades Jaraguá se torna especial”, afirma. Segundo o prefeito essas atividades tornam mais fáceis as atividades administrativas da Prefeitura, como também da Câmara de Vereadores. “Eu me orgulho de Jaraguá do Sul e parabenizo toda a cidade e munícipes”.

As entidades homenageadas foram o Rotary Club de Jaraguá do Sul, Lions Club de Jaraguá do Sul Cidade Industrial e o Lions Club Centro, a Ação Social de Jaraguá do Sul, a APAE, o Grupo Serenidade de Alcoólicos Anônimos (AA), A Associação Assistencial para Idosos Lar das Flores, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Associação Assistencial dos Deficientes Auditivos e Visuais (AADAV), a Associação de Amigos do Autista, a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Jaraguá do Sul, a Sociedade sem Câncer, a Associação dos Grupos de Terceira Idade (AGTI), a Casa de Apoio Padre Aloísio Boeing, a Associação das Promoções Humanas das Entidades Religiosas Cristãs de Jaraguá do Sul (APHER), o CVV (Centro de Valorização da Vida), a Associação dos Clubes de Mães e a Associação Beneficente Novo Amanhã.