Câmara celebra Dia Internacional da Mulher

Homenagem Mulheres (80)O plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul ficou mais bonito na noite dessa terça-feira, 10, com a presença das homenageadas que receberam os louros pelo Dia Internacional da Mulher. A solenidade, requerida pelo vereador Pedro Garcia, faz parte do reconhecimento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres e de toda a sociedade.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Pedro Garcia agradeceu a presença das convidadas e lembrou um pouco do histórico das batalhas travadas para que as mulheres alcançassem seus direitos. “Esta data remete ao ocorrido do dia 08 de março de 1857, quando trabalhadoras morreram enquanto protestavam contra as condições impróprias de trabalho”, conta. Garcia destaca, porém, que a igualdade de direitos ainda não foi alcançada. “São comuns os casos em que mulheres ocupam cargos e funções semelhantes aos homens, mas, mesmo assim, recebem salários mais baixos”, lamenta.

Para homenagear e recordar a importância da Liderança Feminina na sociedade, a Câmara de Vereadores prestou homenagem a Rosemeire Puccini Vasel. Rosemeire sempre acreditou na educação e lutou muito por ela. Foi professora, diretora de escola, Coordenadora Regional de Educação, Secretária Municipal de Educação, Presidente da UNDIME estadual, Coordenadora de Extensão Comutaria da Unerj. Vereadora, Vice-Prefeita e Prefeita em exercício, ela também foi candidata a vice-governadora e se aposentou como professora doutora em História na Faculdade Anhanguera. A homenageada especial recebeu uma placa e flores das mãos da Presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, e do vereador Pedro Garcia.

Representando um momento de reflexão e resistência a um modelo social que ainda exclui as mulheres de muitas atividades e situações, cada vereador indicou uma jaraguaense para ser homenageada por sua contribuição no desenvolvimento do município. São elas:

Maria Ana Salvador, homenageada do vereador José Ozorio de Ávila. Mãe de 15 filhos, cinco deles adotivos, desde muito cedo se dedicou às ações de bem estar social, entregando cestas básicas e acolhendo famílias carentes.

O vereador Amarildo Sarti, indicou Elidia Trentini Minel. Dona de casa, Elidia mora em Jaraguá do Sul há 54 anos. Sua vida foi de muita luta e participação ativa na família, na comunidade Santa Luzia e no Bairro Nereu Ramos ajudando pessoas necessitadas, praticando o bem para todos.

Cecília Konell foi a escolhida de Jeferson de Oliveira para receber a homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. Professora e psicóloga, Cecília foi a primeira mulher da história de Jaraguá eleita para governar o Município.

Após 25 anos de serviços prestados à Prefeitura de Jaraguá do Sul na área da saúde, Leria Terezinha Rosa, homenageada do vereador Jair Luis Pedri, aposentou-se, mas sua energia e vitalidade não lhe permitiram parar de trabalhar, por isso há cinco anos trabalha como cuidadora de crianças.

Norma Aparecida Petry Lisbôa, mulher empreendedora, recebeu as flores e placa da vereadora Natália Lúcia Petry. Casada por dezoito anos, ficou viúva em agosto de 2009. Em junho de 2010, Norma começou a atuar como voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

O vereador Eugênio José Juraszek escolheu Tereza Junckes Martim para a homenagem. Tereza trabalhou na zeladoria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler durante 10 anos. Ela também participou ativamente da construção da Paróquia São Sebastião.

Jocimar de Lima homenageou Valmira Machado por seus 36 anos dedicados aos trabalhos na Igreja Assembleia de Deus, juntamente com seu esposo. Ela atua na comunidade como conselheira das mulheres.

Magda Bertoli assumiu com o marido em 1997, o comando do Mercado Bertoli em Nereu Ramos. A parceria profissional continua até os dias de hoje, tornando o Mercado Bertoli o comércio mais conhecido na localidade. Ela é a homenageada do vereador Arlindo Rincos.

João Alércio Fiamonici entregou flores para Mariléia Pereira Machado por seu trabalho de auxilio com doações de roupas, alimentos e utensílios domésticos para famílias de Jaraguá do Sul.

Regina Amélia Venturelli Perito, uma mulher dedicada ao serviço voluntario, que organizou e participou de peças de teatro e festivais de música, foi a homenageada de Pedro Garcia. Atualmente participa como voluntária do Clube de Idosos Afonso Piazeira e é Coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIJ.

Rosemeire Puccini Vasel agradeceu em nome das demais homenageadas e lembrou o papel transformador da mulher em nossa sociedade. “Devemos vir para este mundo não apenas para fazer parte dele, mas sim para fazer a diferença”, declara.

A presidente da Câmara de Vereadores, Natália Lucia Petry, também recebeu um buque de flores pelo seu pioneirismo na educação e na cena política jaraguaense. Ela encerrou a homenagem com uma mensagem de empoderamento feminino. “Proponho comemorarmos no dia de hoje, as pequenas vitórias alcançadas diariamente pelas mulheres”, afirma. “Seja qual for a profissão, a posição social ou o nível de escolaridade, a mulher sempre será o alicerce da família e um porto-seguro”, concluiu.