Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara realiza sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul homenageou nesta quinta-feira (11) mulheres da cidade que se destacam pelas atividades desempenhadas junto à comunidade. A solenidade deveria ter ocorrido no dia 7 de março, mas, devido ao conturbado momento político, foi adiada.

Além dos vereadores, a chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuela Wolff, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Ana Elisa Moretti Pavanello, prestigiaram o evento. Na cerimônia, onze mulheres foram homenageadas e receberam dos parlamentares uma placa e um buquê de flores.

Em seus discursos, Ana Pavanello e Natália Petry lembraram da contribuição das homenageadas na luta pela equidade de tratamento, da superação da violência contra a mulher e das instituições que foram grandes conquistas para Jaraguá do Sul, como o COMDIM e a Delegacia da Mulher.

Ana Pavanello ainda lembrou que a atual legislatura na Câmara de Vereadores pode ajudar nessa luta com a aprovação do Projeto de Lei que institui a Parada Segura. Esse projeto visa determinar que mulheres possam solicitar a parada dos ônibus que fazem o transporte público no local mais próximo a sua casa, com o objetivo de prevenir a violência sofrida no trajeto de volta para casa. O PL sobre a Parada Segura foi reapresentado este ano pelo vereador Isair Moser e já está tramitando na Casa.

 

AS HOMENAGEADAS:

Ursula Dorbusch Ballock, indicada pelo vereador Marcelindo Gruner

Filha de Oscar Dorbusch e Aurélia Henschel Dorbusch nasceu em 29 de junho de 1924. Foi casada com Rolf Alberto Ballock com quem teve 06 filhos. Iniciou sua vida profissional há 60 anos ao aceitar o convite do inspetor escolar Aleixo Dellagiustina. Após 18 anos lecionando no bairro Ribeirão Molha se aposentou devido a problemas cardíacos.

De personalidade forte ficou conhecida na comunidade não somente como professora, mas por realizar trabalhos de parto e prestar primeiros socorros a pessoas enfermas. Com 92 anos de idade deixou sua marca registrada como uma pessoa ativa, prestativa e trabalhadora.

 

Eleonora Kath Lemke, indicada pelo vereador Ademar Braz Winter

Natural de Pomerode-SC mudou-se para Jaraguá do Sul em 03 de abril de 1987. Durante os 30 anos que reside na cidade constituiu família e teve 02 filhos.

Trabalhou durante muitos anos em importantes malharias da região e hoje está aposentada.

No ano de 2014 foi convidada para ser voluntária no clube de idosos, aceitou o convite e ao final deste mesmo ano foi eleita como coordenadora do clube. Há mais de 10 anos presta serviço voluntário na igreja Comunidade da Paz. Regularmente visita pessoas necessitadas, distribui jornais religiosos e transmite palavras de carinho e afeto aos que necessitam.

 

Zenaide Mengarda Pinter (In memoriam), indicada pelo vereador Jackson Ávila

Nasceu em 29 de dezembro de 1961 em Jaraguá do Sul. Aos 19 anos casou-se com Wilson Pinter com quem teve seu único filho Deyvis Galdino Pinter.

Durante 11 anos exerceu o cargo de ministra na Paróquia Rainha da Paz. Com dedicação e empenho foi voluntária por 23 anos na Pastoral da Criança.

No dia 1° de dezembro de 2016 sua família foi surpreendida com seu repentino falecimento. Apesar da saudade, permanece a certeza que cumpriu sua missão: ajudar a todos independente de qualquer situação.

 

Olga Piazera Majcher, indicada pelo vereador Pedro Garcia

Bisneta dos imigrantes trentinos Domênico Antônio Piazera e Tereza Domênica Curzel Piazera. Neta dos também imigrantes Ângelo Piazera e Constanza Nicoluzz. Graduou-se em pedagogia com especialidade em supervisão escolar e ciências sociais.

Participa e realiza trabalhos junto ao Círculo Italiano de Jaraguá do Sul.

Com o incentivo do ministério da cultura publicou três livros: Busca de Raízes, Encontros e Desencontros e Colônia Húngara no Jaraguá. Em 2012 também com o auxílio do ministério da cultura publicou o livro intitulado Na construção de Comunidades, Memória, História, 1912-2012. No ano de 2016 foi coautora do livro: A saúde em Jaraguá do Sul – Memória e História – os 80 anos do Hospital São José.

 

Isaura Maria, da Luz Silveira, indicada pelo vereador Isair Moser

Nasceu no município de Brusque-SC. Em 1977 mudou-se para Jaraguá do Sul. Casada com João Modesto Silveira possui quatro filhos e quatro netos. Pós-Graduada em letras iniciou sua carreira no magistério em 01º de março de 1967.

Desenvolveu várias atividades no setor público tais como: Conselheira de Defesa ao Meio ambiente, Secretária Municipal de Educação, Gerente de Planejamento e Avaliação na Secretaria de Desenvolvimento Regional, entre outras atribuições.

Prestou relevantes serviços à comunidade na diretoria da Associação de Amigos Autistas – AMA e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

No ano de 2010 publicou o livro Caminhos Trançados: A trajetória do Projeto de Fibra da Bananeira no Vale do Itapocu. Desenvolve trabalho voluntário com mulheres agriculturas e de baixa renda, promovendo capacitações sobre saúde, educação e transito.

 

Adriana Cristina Costa, indicada pelo vereador Arlindo Rincos

Natural de Toledo-PR, é filha de Cicero Costa e Zenaide Dias Costa. Em 1993 casou-se e após dois anos teve seu primeiro filho Guilherme José Rambo. No ano de 1997 nasceu Gabriel José Rambo com síndrome de down. Em 2001 mudou-se para Jaraguá do Sul, mesmo ano que nasceu seu terceiro filho Lucas Costa de Oliveira.

Após o nascimento de sua neta Alice Medeiro Rambo também com síndrome de down, envolveu-se diretamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, onde hoje atua como diretora social.

Frente ao cargo, leva informações a comunidade sobre trabalhos e eventos realizados pela instituição. Promove campanhas de conscientização sobre a Síndrome de Down e outras deficiências.

Apesar das dificuldades, sempre contou com apoio de amigos para criar seus filhos e também para trabalhar.

 

Solange Pauli, indicada pelo vereador Eugênio José Juraszek

Natural de Jaraguá do Sul, nasceu em 10 de março de 1967. Casada há 29 anos com Hilário Pauli com quem tem três filhas: Thaisy, Leticia e Nathália.

Comerciante no ramo de eletrodomésticos atua há 40 anos na cidade.

No ano de 2014 sua filha Letícia sofreu um acidente, devido a este fato dedicou-se integralmente a sua família.

Atua como coordenadora de casais na igreja Matriz São Sebastião, além de desenvolver trabalho voluntário no Hospital e Maternidade São José.

 

Dorvalina Shneider, indicada pelo vereador Ronaldo de Souza

Natural de Corupá-SC reside há 25 anos em Jaraguá do Sul. Casada com Eurides Antonio Schneider com quem teve seu único filho. Atua como professora de tricô no Bazar Jaraguá ensinando senhoras da terceira idade. Durante 14 anos participou do grupo Promoção Humana na Igreja Perpetuo Socorro. Há 03 anos enfrentou problemas de saúde com seu esposo, nesta mesma época uma grande enchente destruiu boa parte de seus móveis.

Apesar das dificuldades não se abateu, reconquistou os bens materiais e ainda encontrou forças para ajudar ao próximo. Com o apoio de amigos realiza a entrega de cestas básicas para pessoas carentes, distribui alimentos e palavras de conforto.

 

Marilda Rosemarie Ballock Grossklags, indicada pelo vereador Celestino Klinkoski

Nascida em Canoinhas-SC, filha de Rolf Alberto Ballock e Úrsula Dornbusch Ballock. Aos 06 anos veio para Jaraguá do Sul com seus pais e residiu no bairro Ribeirão Molha. Trabalhou por 25 anos na escola Estadual Rolando Dornbusch, na qual exerceu o cargo de diretora, secretária e professora.

Formada em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, foi professora de Geografia, História, Organização Social e Política Brasileira, Educação moral e cívica, ensino religioso, Estudos de Problemas Brasileiros e Sociologia.  Trabalhou na 19° UCRE, hoje ADR, onde se aposentou. Durante o exercício do magistério participou da comissão de prevenção de drogas. Ocupou a função de presidente da Associação de Diretores de Jaraguá do Sul. Na comunidade participou da diretoria da igreja Nossa Senhora da Paz, exercendo o cargo de secretária. Foi responsável pelo curso de batismo da mesma comunidade. Participou da fundação do grupo de idosos José Marangoni. Colaborou com o início da Associação de Moradores do Bairro da Vila Nova, onde reside. Atualmente exerce seu papel preferido, o de avó.

 

Célia Nagel Guths, indicada pelo vereador Anderson Kassner.

Casada há 38 anos com Gilberto Guths com quem teve seus dois filhos, Ricardo Nagel Guths e Gabriela Nagel Guths. Conhecida em sua comunidade por desenvolver diversos trabalhos voluntários.

Integra a Paróquia São Sebastião, onde ministra o curso de batismo, curso de noivos e administra o retiro para casais. Confecciona artesanato, trajes típicos e ovos de páscoa no Clube de Mães Emma K. Schutze.

Atua há mais de 07 anos como voluntária na Rede Feminina de Combate ao Câncer, além de integrar a diretoria da entidade. Participa do grupo Sempre Vivas e Semente de Esperança que atende mulheres portadoras de câncer.

 

Natália Lucia Petry indicada pelo vereador Jaime Negherbon

Filha do casal de agricultores pioneiros no bairro Ilha da Figueira, Bertino Petry e Daura Alzerina Schmitt Petry. Trabalhou na roça até os 12 anos de idade. Aos 14 anos começou a lecionar para uma turma do 2º ano primário.  Formada em educação física e pós-graduada em treinamento esportivo e educação psicomotora. Atuou como professora e técnica de voleibol nas escolas municipais, estaduais e particulares. Ocupou importantes cargos no setor público tais como: Diretora de Esportes e Diretora de Cultura.

No ano de 2008 elegeu-se como a vereadora mais votada. Durante seus mandatos desenvolveu importantes projetos educacionais e de conscientização política. Foi reeleita em 2016 para seu quarto mandato e obteve a segunda maior votação do munícipio. Completou 42 anos de vida pública dedicados à comunidade.