Data comemorativa pela preservação do valo agrícola de Santa Luzia

DSC03905O Valo Agrícola-Industrial de Itapocuzinho, localizado no bairro Santa Luzia, deve ter uma data comemorativa oficial no calendário de eventos do município. A iniciativa do vereador Pedro Garcia foi aprovada pelo plenário da Câmara na sessão desta tarde, 27, recebendo todos os votos possíveis.

O projeto de lei institui a data de 28 de agosto como o Dia Municipal de Preservação do Valo Agrícola-Industrial de Itapocuzinho. Um vídeo produzido pela TV Câmara resgatou a história do valo, construído pela comunidade local em 1934, com objetivo de transpor as águas do Rio Itapocuzinho para as lavouras de arroz irrigado, principal atividade econômica na época.

Em 1952, a organização dos agricultores acabou por se transformar em entidade, a Associação do Valo Agrícola-Industrial de Itapocuzinho, existente até hoje. “Este valo tem um valor histórico, cultural e econômico muito grande”, comentou o vereador, para quem a instituição da data para celebrar a valorização deste recurso hídrico é de fundamental para conscientizar o município e a própria comunidade sobre a importância de sua preservação.