Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia do médico é celebrado na Câmara

COMPARTILHE

DSC06951A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul prestou homenagem aos médicos do município na noite de ontem, 17. A data para lembrar e comemorar o profissional médico, 18 de outubro, foi escolhida por coincidir com o Dia de São Lucas. Além de pintor, músico e historiador, São Lucas também estudou medicina. A iniciativa da homenagem aos médicos do município partiu da vereadora licenciada, Natália Lúcia Petry e foi acolhida pelos demais pares.

O vereador Vitório Altair Lazzaris usou a tribuna para falar sobre a importância do profissional médico para a população. “Ao pesquisarmos a história de qualquer cidade, veremos sempre a figura do médico “clínico geral” que começa atendendo em um pequeno consultório que se transforma em clínica e finalmente surge o hospital”, afirmou. “O atendimento médico torna-se então um dos parâmetros para determinar o progresso daquela cidade”, complementou. O vereador encerrou agradecendo a classe médica. “Para finalizar, gostaria de expressar minha admiração, reconhecimento a toda a classe médica.”

Antes de assumir a Secretaria de Assistência Social, a vereadora licenciada, Natália Lúcia Petry propôs a homenagem e na época escolheu o médico Fernando Springmann para representar os médicos do município na solenidade. “O doutor Fernando Springmann teve participação ímpar no desenvolvimento da saúde do município. Foi um dos primeiros a incentivar a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Tem todo um trabalho em prol da saúde de Jaraguá do Sul”, justificou.

O doutor Fernando Springmann agradeceu na tribuna em nome dos médicos da cidade, a homenagem realizada pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Os demais homenageados também agradeceram a homenagem recebida. Muitos falaram emocionados sobre a raridade de reconhecimentos públicos como o promovido pela Câmara.

Os profissionais homenageados

Decisão, atualização, método, ética, dedicação, interesse, clareza, vocação, abnegação. São muitas as qualidades e atribuições do profissional médico. Para representar os profissionais do município, cada vereador escolheu um médico para receber flores e uma placa de agradecimento pelos serviços prestados à população. São eles:

O doutor Moacir Zanghelini, homenageado pelo vereador Amarildo Sarti. Formado na Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em pediatria, Moacir se dedica a profissão há 33 anos. Doutor Zanghelini tem o orgulho de ver a filha se formar em medicina, no ano que vem. Assim, junto com o sogro, são tres gerações de médicos na família.

O vereador Arlindo Rincos homenageou o médico Ivan Carlos da Fonseca. A especialidade de Ivan é a medicina do trabalho que, vale mencionar, é reconhecida pelo conselho federal de medicina. Para ele, exercer a medicina do trabalho é desafiador e complexo por envolver questões legais, como o direito trabalhista.

Alemão de nascimento, mas jaraguense de coração, o doutor Bruno Borralho Gobbato foi escolhido para ser homenageado pelo vereador Eugênio Juraszek. Bruno cursou medicina em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná e atua como ortopedista há 10 anos em Jaraguá do Sul. Ele também é autor do primeiro livro multimídia gratuito do Brasil para iPads sobre doenças do ombro e cotovelo.

O médico neurologista, Vicente Augusto Caropreso recebeu a placa de agradecimento das mãos do vereador Jair Pedri. Ele viu na medicina uma maneira de ajudar as pessoas, a partir da realidade vivida dentro de casa. Um dos seus irmãos era portador de um retardo mental severo. Em Jaraguá do Sul montou, em 1989, um grupo de médicos para compor o centro de imagens do Hospital Jaraguá, que está em funcionamento há 20 anos. Também esteve a frente do serviço de eletroencefalografia do SUS, trazido para a cidade em 2004.

O doutor Amaury do Amaral Teixeira recebeu a homenagem do vereador João Fiamoncini. Ele é o terceiro de uma família de obstetras. É graduado na universidade federal do Pará e atuou por dez anos em São Paulo. É especialista em ginecologia-obstetrícia e cirurgia vídeo-endoscópica e minimamente invasiva. Está em Santa Catarina há 16 anos. Atua nos dois hospitais da cidade e possui uma ampla experiência na sua área.

Adriana Carmen Comelli foi a homenageada do vereador Jocimar de Lima. Ingressou no curso de medicina em 1990, na Universidade Federal de Santa Catarina. Já na faculdade, a ginecologia despertou seu interesse pela possibilidade de ajudar as mulheres a esclarecer seus medos, angústias e dúvidas. Chegou em Jaraguá do Sul no ano de 1998. Na vontade de se aprimorar, buscou formação em homeopatia e depois disso, fez especialização na área da sexualidade humana.

O vereador e presidente da Casa, José Osório de Ávila, prestou sua homenagem ao doutor Amaro Ximenes Junior. Pernambucano, casado, pai de dois filhos, atualmente trabalha como clínico e cirurgião geral no Hospital e Maternidade Jaraguá, onde é Diretor Clínico. Em sua carreira, já foi secretário municipal da saúde e presidente da associação médica de Jaraguá do Sul.  Também participou da coordenação regional da saúde.

Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, graduado no ano de 1975, o doutor Rolf Roberto Horst recebeu a homenagem do vereador Pedro Garcia. Pelas mãos dele nasceram milhares de jaraguaenses. Rolf é, provavelmente, o campeão de partos de nossa cidade. Estima-se que ele tenha participado de mais de dez mil nascimentos, inclusive dos seus quatro filhos.