Encontro na Câmara Municipal reúne pais dos vereadores Mirins 2019

Encontro na Câmara Municipal reúne pais dos vereadores Mirins 2019

Presidente do Legislativo e Coordenador do Vereador Mirim recepcionam pais e explicam as ações que serão desenvolvidas pelo programa neste ano

Nesta segunda-feira (25), ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul uma reunião com os pais dos estudantes participantes do Programa Vereador Mirim 2019. Os presentes foram recepcionados pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Marcelindo Carlos Gruner, que além de desejar as boas-vindas a todos, reforçou a importância do investimento que o Poder Legislativo Municipal tem realizado nos programas de educação para a cidadania. Gruner destacou que os participantes do Programa Vereador Mirim terão o apoio para a participação em todos os eventos que acontecerão durante o ano e pediu que os familiares participassem ativamente de todas as atividades realizadas pela Câmara de Vereadores.

Na sequencia o Assistente de Programas e Ações Institucionais da Câmara Municipal, Joel Luís Corrêa, apresentou como acontecerão as atividades do Programa Vereador Mirim em 2019.

O funcionamento do Programa Vereador Mirim atual foi instituído pela Lei Nº 6251/2011 e faz parte das ações institucionais da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Tem por finalidade a promoção da interação entre a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

No encontro, o Assistente de Programas e Ações Institucionais da Câmara, Joel Luís Corrêa, fez questão de destacar os direitos e os deveres atribuídos aos participantes do Programa Vereador Mirim:

1. Representar a Unidade Escolar e a comunidade da qual faz parte;
  2. Material de expediente para desenvolvimento das atividades;
  3. Vale-transporte e lanche;
  4. Camiseta e jaqueta do Programa Vereador Mirim (Uso obrigatório nas atividades);

Deveres

1. Comparecer uniformizado às reuniões e ao recinto da Câmara:

– Camiseta e jaqueta do Programa;

-Calça de uniforme da Escola ou calça jeans (azul ou preta);

1. Respeitar e tratar com cortesia os Vereadores do Poder Legislativo Municipal, bem como os funcionários e seus pares vereadores Mirins;
  2. Comparecer pontualmente às reuniões semanais e aos compromissos (conforme calendário ou quando convocados extraordinariamente);
  3. Estar em dia com suas obrigações escolares (apresentar boletim);
  4. Justificar ausência através de aviso por escrito dos pais, de ofício da escola ou atestado médico.

Os pais também foram informados sobre as principais atividades que serão realizadas:

– Visita à Prefeitura;

– Encontro Regional de Vereadores Mirins (Schroeder 04/06);

– Encontro Estadual de Vereadores Mirins (Florianópolis);

– Encontro Nacional de Câmaras Mirins (Brasília 24 e 25/10);

– Reuniões itinerantes;

– Visitas em entidades e órgãos públicos;

– Curso de Oratória (24, 25, 26 de abril e 02 e 03 de maio).

Os participantes do Programa Vereador Mirim são divididos em dois grupos: vereador mirim e suplente mirim (de acordo com a inscrição da Escola Participante). Joel destacou, ainda, a diferença das atribuições:

Os 11 estudantes indicados como Vereadores Mirins fazem parte da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul. A Câmara Mirim possui um Regimento Interno próprio, aprovado pela Resolução nº 01/2018.

Quinzenalmente, os mirins realizam uma reunião plenária na sede da Câmara Municipal.

Os suplentes acompanham todas as reuniões da Câmara Mirim para que estejam aptos a substituírem o vereador mirim titular no caso de ausência ou desistência.

São funções dos Vereadores Mirins:

– Encaminhar solicitações de melhorias para o município de Jaraguá do Sul e solicita informações sobre assuntos pertinentes à comunidade às autoridades responsáveis do Executivo Municipal.

– Participar de estudos, eventos, visitas, viagens e outras atividades que possibilitam ampliar os seus conhecimentos sobre a vivência da cidadania.

– Propor Leis, Indicações, Moções, Resoluções, Sessões Solenes, entre outras atividades Legislativas de competência da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul.

– Representar todos os estudantes das redes pública e privada de ensino dentro do Poder Legislativo Municipal.

Para o Assistente de Programas e Ações Institucionais, “Programa Vereador Mirim tem um destaque especial na formação da educação para a cidadania dos estudantes participantes, através

da oportunidade de estarem mais próximos do Poder Legislativo e vivenciarem experiências únicas”, pontua.

As atividades do Programa Vereador Mirim iniciam no dia 27 de fevereiro, no período vespertino (14h às 16h). No dia 13 de março às 14h30 acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores a posse dos

Vereadores Mirins, onde também será escolhida a mesa diretora para os trabalhos do primeiro semestre da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul.

Participantes do Programa Vereador Mirim 2019:

VEREADORES SUPLENTES UNIDADE ESCOLAR
Ellen Patrícia da Silva Caroline dos Santos E.M.E.B. Santo Estêvão
Fellipe André Padilha Neto Paula Cristina dos Santos Machado E.M.E.B. Maria Nilda Salai Stähelin
Gabriel Eduardo Machado Ferreira Maria Eduarda Montecino Barato SESC Jaraguá do Sul
Giullia Giampiccolo Lombardi Matheus da Silva Sebold E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch
Gustavo Henrique Petri Adrian Gabriel Figueredo Elert E.E.B. Julius Karsten
Haika de Godoy Emanuele Coelho Lehnert E.M.E.B. Albano Kanzler
Jhonatan Patrik Marcucci Beber Camila da Silva Mineiro E.M.E.B. Padre Alberto Jacobs
Júlia Helena Grützmacher Júlia Beatriz de Souza E.E.B. Profº João Romário Moreira
Kezia Maria Kleger Gabriel dos Reis Tabarelli E.M.E.B. Machado de Assis
Luis Eduardo Marquardt William Gabriel Gracias E.M.E.B. Luiz Gonzaga Ayroso