NOTAS DA CÂMARA – Semana Down, acessibilidade nas capelas e revisão do IPTU

Estes foram alguns dos assuntos comentados na sessão ordinária desta terça-feira (20) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

SEMANA DOWN

O vereador Martim Martins (PSDB) elogiou o VI Seminário Estadual sobre Síndrome de Down promovido pela União de Pais pela Síndrome de Down (Up Down) nesta semana. Martins participou de uma palestra nesta segunda-feira (19) com o biólogo Rogério Lima no auditório do Sesi e se surpreendeu com a qualidade do evento.

FISCALIZAÇÃO NA ALVIN MEIER

Eugênio Juraszek (PP) avisou que o fiscal do Ministério da Integração esteve na Rua Alwin MeIer no bairro Jaraguá 84 para vistoriar as obras de pavimentação da via. Como se trata de uma emenda parlamentar, essas obras precisavam de fiscalização para continuar. A vistoria ocorreu na manhã desta terça-feira (20) e dentro de cinco dias o fiscal deve apresentar um relatório sobre as obras. O tempo estimado para a liberação dos recursos para a finalização da obra é de 20 dias, segundo Juraszek.

LIMPEZA NO RIO ITAPOCU

Jaime Negherbon (PMDB) parabenizou o trabalho da Defesa Civil municipal e do clube de canoagem Kentucky pela limpeza do rio Itapocu. A limpeza ocorre anualmente entre os bairros Nereu Ramos e Amizade. Neste ano, Negherbon se surpreendeu com a pouca quantidade de lixo encontrado no rio: apenas 80 quilos. Ele lembra que em anos anteriores foram recolhidas toneladas de detritos. Para ele isso é um sinal de que a comunidade está ajudando na conservação do meio ambiente.

PARQUE AMBIENTAL

Negherbon também parabenizou a Prefeitura pela criação de mais um parque ambiental. Para ele, o Parque da Inovação no bairro Três Rios do Sul vem para suprir uma demanda da comunidade. Negherbon ressalta também a importância do Parque Malwee na vida dos jaraguaenses e o cita como exemplo a ser seguido. Ele salienta que no município a iniciativa privada já deu sua contribuição por espaços de lazer e que faltava o Poder Público fazer a sua parte.

ACESSIBILIDADE NAS CAPELAS MORTUÁRIAS

Ronaldo Magal (PSD) comentou sua indicação n° 300/2018 que pede ao Executivo que seja respeitada a legislação federal sobre acessibilidade de pessoas com deficiência nas capelas mortuárias do município. Segundo ele, a situação é crítica nesses locais e que ele próprio foi testemunha de uma situação constrangedora causada por falta de acessibilidade.

FIAÇÃO PENDURADA

Magal também comentou a indicação n° 301/2018 que pede uma solução para a fiação solta nos postes de energia da cidade. O vereador afirma que a fiação em Jaraguá está uma bagunça.

Eugênio Juraszek (PP) lembrou do projeto de lei aprovado pela Câmara em 2016 que obriga as empresas a identificarem os fios. A intenção da lei é pressionar as empresas para que organizem melhor essa fiação.

REVISÃO DO IPTU

Jackson de Ávila (PMDB) foi autor de uma indicação que solicita a prorrogação do prazo para revisão dos valores do IPTU. Segundo ele, alguns munícipes o procuraram para requerer essa prorrogação, pois esqueceram de pedir a revisão no tempo hábil. Ávila acha que o prefeito Antídio Lunelli vai se sensibilizar com a situação e atender a esses pedidos.

PISTA DE BICICROSS NO CEU

Em sua indicação n° 318/2018, Pedro Garcia (PMDB) ressalta a importância de se ter uma pista de bicicross no terreno ao lado do Centro de Artes e Esportes Mestre Manequinha, no bairro Vila Lenzi. Garcia garante que a demanda pelo bicicross é grande em Jaraguá do Sul e que é preciso que espaços sejam criados para a prática do esporte. De quebra, a prefeitura daria melhor destino à grande área que se localiza ao lado do CEU Mestre Manequinha.

DEMORA PARA ATENDER INDICAÇÕES

Arlindo Rincos (PSD), ao comentar suas indicações, cobrou da Administração Municipal mais agilidade no atendimento às demandas dos vereadores. Segundo ele, várias de suas indicações que foram feitas no ano passado e este ano ainda estão esperando para serem atendidas.

BAIRROS ABANDONADOS

O suplente de vereador, Martim Martins (PSDB), que assumiu a cadeira na semana passada, ainda não teve indicações votadas, mas já adiantou que vai trabalhar para que os bairros Estrada Nova e Rau recebam mais atenção. Ele alega que esses bairros estão abandonados pelo Poder Público. Como exemplos ele cita os buracos nas vias, mato nos passeios, falta de sinalização entre outros.

A sessão completa pode ser conferida no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=GEozWeXESMc