NOTAS DA CÂMARA – Uniformes escolares, problemas com asfalto e estacionamento dos hospitais

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (1°) na Câmara Municipal.

PONTE REFORMADA

Eugênio Juraszek agradeceu ao setor de Obras da Prefeitura de Jaraguá do Sul pela reforma da ponte na Vila Peixe. A estrutura estava bastante danificada devido às chuvas do mês de janeiro. O vereador afirmou que a ponte na Tifa Jararaca será a próxima a passar por reformas, o material já está pronto para atender àquela comunidade.

ARMAMENTO PARA A PM

Pedro Garcia comentou a entrega de novos armamentos para a PM do município. Ao todo foram investidos R$ 150 mil reais na compra de motocicletas, fuzis, espingardas calibre 12 e dez mil munições. O investimento foi possível graças à aprovação do repasse pela Câmara de Vereadores no ano passado. Garcia afirmou que o recurso chega em boa hora e vai ajudar muito na sensação de segurança pela sociedade.

POSSE NA CDL

Garcia também avisou aos demais edis sobre a posse da nova diretoria da CDL Jaraguá do Sul que aconteceu na noite desta quinta-feira, 1° de fevereiro. O vereador também lembrou que no dia 3 de agosto deste ano a entidade completa 50 anos de história e que, desde o ano passado, o Legislativo se comprometeu a realizar uma sessão solene em dedicação a este meio século de existência da CDL, o que deve acontecer próximo à data de comemoração.

AÇÕES NA AGRICULTURA

Marcelindo Gruner esteve reunido com o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa, e ouviu dele boas notícias como a prorrogação do convênio para distribuição de calcário o município. Gruner disse que a expectativa é que outros investimentos sejam feitos em Jaraguá do Sul neste ano. Ele também deixou no gabinete do secretário a reivindicação de um caminhão truck feita em conjunto com os agricultores da região. Sopelsa viu com bons olhos a proposta, assegura Gruner.

UNIFORMES ESCOLARES

Gruner também esteve em reunião com o secretário municipal de Educação, Rogério Jung, para tratar sobre a distribuição de uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino. O vereador ponderou que no ano passado os uniformes não puderam ser entregues por conta da difícil situação financeira da Administração Municipal, mas ressaltou que espera que neste ano a distribuição de uniformes seja possível.

PROBLEMAS NOS ASFALTOS

Ademar Winter levou à tribuna uma reclamação dos moradores da Rua Ervin Rux no Rio da Luz. Segundo o parlamentar, essa rua foi reformada três ou quatro vezes só no ano passado, mas frequentemente apresenta transtornos.

Jaime Negherbon aproveitou para alertar que o asfalto que é aplicado na cidade muitas vezes não atende às características do solo e acabam por apresentar defeitos. Para ele a grossura da camada asfáltica precisa ser a maior possível para que o asfalto apresente qualidade. Negherbon ainda sugeriu que os municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) considerassem a hipótese de adquirir uma usina de asfalto. Ele citou a cidade de Criciúma como exemplo. Lá a Prefeitura construiu uma usina de asfalto por um valor relativamente baixo: em torno de R$ 1 milhão. Negherbon ainda lembra que o asfalto produzido na usina é 40 % mais barato do que o habitualmente comprado pelas prefeituras catarinenses.

ESTACIONAMENTO DOS HOSPITAIS

Jackson de Ávila relatou a história de um munícipe jaraguaense que acompanhou um familiar em um hospital da cidade durante uma noite inteira, porém na hora de ir embora, pela manhã, teve que arcar com R$ 48,00 relativos ao período em que usou o estacionamento. Ávila considerou a situação um absurdo e lembrou que há um projeto na Casa de Leis em que é coautor que trata sobre os estacionamentos. O Projeto de Lei n° 224/2017 estabelece que sejam reservadas 3% (três) por cento das vagas de estacionamento para pacientes de hemodiálise, quimioterapia ou radioterapia, nos hospitais do município. Ele sugeriu que neste projeto também possa ter imposições sobre estacionamento para acompanhantes noturnos que se encontram nesta situação.

O presidente do Legislativo Anderson Kassner se comprometeu a convidar o diretor do hospital para explicar a situação.

INAUGURAÇÃO DE CRECHE

Arlindo Rincos comentou sobre o anúncio da inauguração da creche no bairro Ribeirão Cavalo. O parlamentar espera que a unidade seja inaugurada ainda neste mês, pois a comunidade espera há 5 anos pela abertura dessas vagas. Rincos também apelou ao secretário de Educação, Rogério Jung, para que a creche não se limite a atender crianças em idade pré-escolar 1 e 2, mas que atenda também crianças em fase de berçário, já que a demanda nesta área também é grande.

A sessão completa pode ser conferida no canal da Câmara no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3LrFeNqcYU0