NOTAS – Falta de água e de macadame no interior são assuntos da sessão desta quinta-feira (26)

Estes foram alguns dos assuntos discutidos pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (26) na Câmara Municipal.

SESSÃO SOLENE DOS 142 ANOS DE JARAGUÁ

Anderson Kassner (PP) gradeceu às sociedades de tiro e servidores da Câmara e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pela solenidade de homenagem aos 142 anos de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (24). Ele destacou o grande público presente, a beleza e a importância do evento que lembrou os 30 anos da Schützenfest, homenageando as sociedades de tiro que ajudam a manter as tradições germânicas na cidade.

LIMPEZA DE CEMITÉRIO

Jaime Negherbon (MDB) avisou que o cemitério do bairro Czerniewicz foi limpo nesta semana, com a roçada e a limpeza do capim. Esse foi um pedido do vereador Ronaldo Magal (PSD) na semana passada, atendido pelo Executivo.

ISENÇÃO A CASAS TOMBADAS

Marcelindo Gruner (PTB) protocolou uma indicação pedindo ao Executivo um projeto de lei que proponha reduzir o IPTU de residências que estão em regiões tombadas, como no bairro Rio da Luz. O vereador argumenta que esse desconto pode ajudar os moradores a cuidar mais de seus imóveis e preservar a paisagem do local, que é o objetivo do tombamento.

CONVITE PARA FESTAS

Celestino Klinkoski (PP) convidou os munícipes para prestigiar a Festa de Rei da Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz no bairro Rio da Luz. A festa é no sábado(28) a partir das 18h.

Klinkoski também fez o convite para o 3° Encontro de Carroceiros e Trabalhadores Rurais na Sociedade Vitória Rio da Luz. O evento começa na manhã de domingo (29) com desfile de carroças e cavalos.

FALTA DE ÁGUA NO INTERIOR

Eugênio Juraszek (PP) afirmou que há um grande desabastecimento nos poços artesanais do interior do município. A falta de água, segundo ele, pode acarretar dificuldades para os agricultores jaraguaenses. Ele pretende conversar com os diretores do Samae para encontrar alternativas para o problema. O parlamentar sugere que algo seja feito para preservar as nascentes e matas ciliares dos rios da região.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Juraszek também pediu ao Executivo que providencie a troca de lâmpadas dos postes da iluminação pública nas comunidades do interior. Ele alerta que há muitas lâmpadas queimadas em locais muito perigosos. Outro pedido é a revisão de lâmpadas que que ficam acesas durante o dia, fato que gera desperdício de recursos públicos e que poderia ser evitado, afirma o vereador.

FALTA DE MACADAME

Ademar Winter (PSDB) afirmou que a comunidade do Ribeirão Cacilda está há mais de um ano esperando pela macadamização das vias da localidade. Ele pediu ao líder de governo, Pedro Garcia (MDB), que conversasse com a Administração Municipal para que esses moradores fossem atendidos.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=HX6CO0XryYA