Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PL sobre pagamento de honorários aos procuradores municipais passa por primeira votação

COMPARTILHE

Os vereadores apreciaram em primeira discussão e votação nesta terça-feira (20), o PL n° 228/2018, do Executivo que dispõe sobre a reorganização do Fundo de Reaparelhamento e Modernização da Procuradoria-Geral do Município, atribuindo aos Procuradores Municipais o rateio dos honorários de sucumbência em virtude da Lei Federal Nº 13.105/2015. A proposta foi aprovada por cinco votos favoráveis (Eugênio José Juraszek, Isair Moser, Jaime Negherbon, Marcelindo Carlos Gruner e Pedro Garcia), quatro contrários (Ademar Braz Winter, Arlindo Rincos, Jackson José de Ávila e Ronaldo Magal) e uma abstenção de Celestino Klinkoski .

Na explicação da matéria, o Executivo esclarece que o objetivo é “corrigir uma injustiça que vem sendo cometida contra os advogados públicos”, diz parte do texto que cita ainda a Lei Federal Nº 8.906/94, que estabelece que os honorários de sucumbência constituem direito autônomo que pertence ao advogado e são devidos a todos os advogados, públicos ou privados, sendo nula qualquer disposição, cláusula, regulamento ou convenção individual ou coletiva que retire do advogado o direito ao recebimento dos honorários de sucumbência.

Há pouco mais de um mês, o Procurador Geral da Prefeitura, Benedito Noronha, explicou aos vereadores detalhes do projeto de lei.

Durante sua tramitação na Câmara, o PL recebeu duas emendas supressivas de autoria do vereador Celestino Klinkoski (PP)

Emenda Supressiva Nº 01 retira do artigo 3º, o § 3º e remove a disposição referente à percepção da verba sucumbencial por parte do assessor jurídico do Procurador-Geral do Município.

Já a Emenda Supressiva Nº 02 retira o artigo 4º que trata do recebimento da verba honorária através do registro eletrônico de jornada de trabalho.

A emenda n° 1 dividiu opiniões na Câmara e acabou sendo derrubada, com voto de desempate do presidente. Votaram contrários, Anderson Kassner, Eugênio José Juraszek, Isair Moser, Jaime Negherbon, Marcelindo Carlos Gruner e Pedro Garcia. Favoráveis, Ademar Braz Winter, Arlindo Rincos, Celestino Klinkoski, Jackson José de Ávila e Ronaldo Magal.

A emenda n° 2 também foi rejeitada por nove votos contrários e um favorável do autor Celestino Klinkoski.