Programa Cinturão Verde passa por primeira votação

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão e votação nesta quinta-feira (26), o PL 97/2018, do Executivo que institui o Programa Social “Cinturão Verde” na área rural do Município.

Gerido e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, o programa visa oferecer suporte aos produtores agropecuários e melhorar os níveis de produtividade, apoiar e prestar assistência ao setor agropecuário e de abastecimento agrícola do Município.

A proposta legislativa autoriza o Executivo Municipal a instalar estufas metálicas em propriedades rurais de pequenos produtores rurais do Município de Jaraguá do Sul, a título de incentivo.

Defendendo a matéria, o vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB) afirma que o objetivo é fomentar a produção de hortifrutigranjeiros nas propriedades rurais. “Que os produtores possam produzir mais, ter mais renda, com foco na permanência do jovem no campo, agregando valor e renda”, ressaltou Gruner.

Estufa metálica ou abrigo protegido é o sistema composto por lonas plásticas, arcos de estrutura metálica e sistema de irrigação destinado ao armazenamento de produtos agrícolas em geral e artesanais, de produtos hortigranjeiros, flores, plantas frutíferas e ornamentais, de produtos de industrialização rural, gêneros alimentícios e alimentos de preparo e consumo imediato, destinados ao comércio varejista.