Recurso para construção de contenção de encostas é aprovado

Na pauta de vIMG_5345 (Copy)otação da sessão ordinária desta quinta-feira (27/08) foram aprovados projetos que autorizam a abertura de crédito, convênio com entidades esportivas, reformulação do Conselho Municipal de Saúde e indicações.

O PL nº 107/2015, que trata da abertura de crédito, para readequação orçamentária de ações consignadas no orçamento da secretaria municipal de obras e serviços públicos, no valor de R$ 1,7 milhão, e que tem como objetivo atender despesas com obras de contenção de encostas, bem como para aporte de suplementação para o programa Nosso Asfalto.

Na discussão dessa matéria o vereador Jair Pedri detalhou as fontes de onde estão saindo os recursos e salientou que “vamos todos votar favoráveis a este projeto, pois é de extrema importância para a cidade e os moradores esperam por estas obras”. Ele afirmou que não questiona a obras, mas encarte Plano Já, da Prefeitura anunciando que as 14 obras de encostas já foram executadas. Jeferson Oliveira levantou a questão sobre os recursos serem provenientes do Governo Federal e este valor ser a contrapartida do executivo. Ele também indagou se este dinheiro será suficiente para a execução das obras. O vereador Amarildo Sarti (PV) disse que sempre votou favorável as alocações de recursos para a finalização das obras em Jaraguá do Sul. Sarti ponderou que é preciso seguir um cronograma para o término destas obras. A matéria recebeu nove votos favoráveis.

Sobre as matérias que tratam da celebração dos convênio entre a Fundação Municipal de Esportes e entidades esportivas, o vereador Jeferson de Oliveira parabenizou a administração por destinar estas subvenções. “Sou favorável ao apoio as categorias esportivas de nossa cidade. Hoje são seis entidades que receberão subvenção, enquanto tem mais de 30 equipes que precisam ter o apoio do executivo. É preciso apoiar o esporte, mas que se olhe isso como um todos e não para algumas entidades”, finalizou.

As matérias aprovadas foram de nº 112/2015, que autoriza a Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME) a conceder contribuição, mediante a celebração de convênio no valor de R$ 10 mil, à Associação Desportiva de Handebol Jaraguaense (ADHJ), nº 113/2015, que concede contribuição, mediante a celebração de convênio no valor de R$ 44,998 mil, com a Associação Desportiva de Voleibol e o Projeto de Lei nº 117/2015, que celebra convênio, ao Esporte Clube Flamengo, no valor de R$ 29.974,41.

Também foi aprovado em segunda discussão o PL 105/2015, que dispõe sobre a reformulação do Conselho Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul (CMS).

INDICAÇÕES

O vereador e vice-presidente da Cãmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Ademar Winter (PSDB), apresentou indicações que solicitam serviço de caminhão pipa para que, uma vez por dia, seja molhada a Rua Abramo Pradi, fazendo lateral com a Rua Bertha Weege, no bairro Barra do Rio Cerro, que passe, pelo menos 1 vez por dia, na extensão da localidade São Pedro, no Alto Garibaldi e serviço de caminhão pipa para que passe, pelo menos 2 vezes ao dia, na extensão do Ribeirão Cacilda, no Garibaldi.

O vereador Eugenio Juraszek (PP) indicou providências para a construção de calçada e arborização, bem como pintura externa, do posto de saúde da localidade de Santo Estevão, no Garibaldi e colocação de temporizadores nas faixas de pedestres anexas aos principais semáforos. Sobre esta indicação, Juraszek ressaltou que “o custo é relativo, mas a segurança proporcionada é enorme, com o temporizador as pessoas terão tranquilidade pra atravessar, os idosos, as crianças, os deficientes”.