Representante do Bairro Boa Vista utiliza Tribuna Popular contra o fechamento de CMEI

Usando o espaço Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13), a moradora do bairro Boa Vista, Genieli Rodrigues, representando a associação de moradores, falou sobre a possibilidade de fechamento da CMEI Rodolfo Hufenuessler. A moradora que também é mãe de uma aluna da creche, pediu apoio aos parlamentares a fim de evitar a suspensão dos atendimentos da unidade a partir de 2019. Ela estava acompanhada da Presidente da Associação de Moradores, Mariana Pires.

Genieli afirmou que a população local não foi consultada previamente quanto a esta decisão de fechar a creche. “Não nos deram outra opção”, mencionou ela, frisando ainda que, boa parte dos pais destes alunos atendidos pelo CMEI, não têm condições financeiras de arcar com custos extras, como transporte dos filhos para outra creche. “Os horários de ônibus no bairro são precários e não atendem a necessidade dos pais. Muitas mães terão que trocar ou sair dos seus trabalhos para ficarem com seus filhos”, pontuou.

A moradora acrescentou ainda que, atualmente, existe fila de espera para a unidade e segundo levantamento a creche pode atender até 46 crianças. “Pedimos mais transparência. O fechamento da unidade afetará todas as famílias e crianças que aguardam na fila de espera”, disse ela, agradecendo às entidades que demostraram apoio ao pleito da comunidade.

Durante a sessão os parlamentares demonstraram apoio à comunidade. Celestino Klinkoski (PP), afirmou que continuará trabalhando a fim de auxiliar os pais e moradores do local. “Espero que os demais vereadores também sejam solidários”.

“Sou também contra o fechamento da creche”, disse na tribuna, o presidente do Legislativo, Anderson Kassner (PP). O vereador ressaltou que a unidade foi uma conquista para o bairro. “São pessoas humildes, trabalhadoras. O fechamento vai mudar muito a vida dessas pessoas”, alertou.

Ronaldo Magal (PSD) dizendo ser favorável à manutenção da creche, mencionou que o Secretário da Educação deve ir até a comunidade. “Contem comigo”, disse ele.

Ademar Braz Winter (PSDB), cobrou dos vereadores da base uma resolução para o problema junto ao prefeito municipal. “Vocês que são da base têm que impor isso”, frisou.

Arlindo Rincos (PSD) lembrou que, por várias vezes, vem utilizando a tribuna da Câmara para cobrar providências quanto ao assunto. Mencionou que, atualmente, 34 alunos são atendidos pela unidade e outras 15 estão na fila de espera para 2019. “Estive lá e é possível, sim, ampliar aquele CMEI. Ela pode ser triplicada”, pontuou.

Isair Moser (PSDB), também se manifestou favorável pela manutenção dos atendimentos na creche. “O Boa Vista pode contar com este vereador”.

Marcelindo Carlos Gruner (PTB), frisou na tribuna as dificuldades que muitas comunidades enfrentam para conquistar creches, postos de saúde, etc. “Devemos ter outras alternativas para aproveitar melhor aquele espaço. Se é pequeno, vamos ampliar. Se não é suficiente coloca no chão e faz nova. Temos que ver outra alternativa que não retire a creche de lá”, ponderou.

Durante a sessão, que foi acompanhada por representantes do bairro Boa Vista, os vereadores ainda aprovaram Moção de Apelo para a permanência da creche no bairro.