Revisão do Plano Diretor é apresentada aos vereadores

Na tarde desta quinta-feira (20), representantes do Instituto Jourdan, da OAB, do Crea, da Acijs, da CDL, da Polícia Militar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura e os vereadores de Jaraguá do Sul discutiram o projeto de lei complementar n° 10/2018 que revisa o Plano Diretor de Organização Físico Territorial do município. O engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura, Osmar Günther, e o diretor do Instituto Jourdan, Luís Fernando Marcola, apresentaram as principais alterações feitas no Plano, como as ações para torná-lo compatível com os estatutos do deficiente, da cidade e da metrópole, além dos Planos de Habitação e Saneamento Básico.

Um dos pontos mais abordados pelos vereadores nas sessões da Câmara também foi tratado na reunião: a possibilidade de aumento de gabarito das edificações e a regulamentação de instalação de indústrias nas estradas rurais e corredores de tráfego. Essa é uma tecla na qual os parlamentares jaraguaenses têm batido desde o início do mandato em 2017. Para os vereadores, o atual Plano Diretor impede que novas empresas se instalem no município e, com isso, que criem novas vagas de emprego.

Durante a sessão desta quinta-feira (20), o vereador Celestino Klinkoski (PP) lembrou que pressionou desde o ano passado para que esse projeto de revisão fosse enviado ao Legislativo. Agora ele espera que, após a aprovação do PLC, empresas de baixo impacto ambiental possam se instalar em bairros do município.

Marcelindo Gruner (PTB) afirmou que vai propor uma emenda ao projeto para adequar a área de pouso de voo livre no bairro Ilha da Figueira. A intensão é dar mais segurança aos praticantes e valorizar o esporte.

O projeto de lei complementar n° 10/2018 já está na Casa de Leis à espera de parecer do setor jurídico. Após isso, ele poderá ser apreciado nas comissões e, por fim, no plenário para ser votado.