Secretaria de Saúde presta contas, em Audiência Pública na Câmara de Vereadores

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul prestou contas do 3° quadrimestre de 2017, em Audiência Pública, na tarde desta terça-feira (27), na Câmara de Vereadores. Na oportunidade também foi apresentado balanço de todo o ano de 2017 e o planejamento da pasta para os próximos meses. A prestação de contas, prevista em lei, foi conduzida pelos membros da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social composta pelos vereadores Eugênio Juraszek (presidente), Isair Moser (vice-presidente) e Jaime Negherbon.

Estiveram presentes na Audiência, o Secretário de Saúde, Jonas Schmidt; a Diretora de Saúde, Níura Demarchi dos Santos; o Diretor de Gestão Técnica, Antonio Marcos da Silva; o Diretor Administrativo Financeiro, Celso Antonio Fritzen e o Diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fernando Fischer

Os números de 2017

Consultas médicas nas unidades de saúde de Atenção Básica em 2017 – 137 mil (incluindo clínico geral, ginecologista, puericultura, pré-natal e urgência nos postos de saúde.

Consultas de especialidades médicas SUS –  57.144

Atendimentos em farmácia – quase 300 mil.

Inspeções de armadilhas para o mosquito da dengue – 24.764.

Vacinas aplicadas – 130.473

Receita (somando os recursos do governo federal, estadual e municipal) – R$ 171 milhões

Investimentos em 2017 – 30,07% da arrecadação própria em saúde, o dobro do que é exigido por lei, ou 15%.

Despesas da Saúde – R$ 169 milhões.

Transporte de pacientes para tratamento fora da cidade – 16,4 mil pacientes e acompanhantes, num total de 344.903 quilômetros rodados.

Planejamento 2018

Reformar e inaugurar a nova sede da vigilância em saúde

Inaugurar o posto de saúde do bairro Jaraguá 84

Inaugurar novo posto de saúde do bairro João Pessoa

Desenvolver projetos de acessibilidade das Unidades de Saúde

Transferir Centro de Atenção à Mulher para Policlínica de Especialidades

Implantar mais uma equipe de saúde bucal

Implantar um núcleo de Apoio à Saúde da Família

Reestruturar os PAMAs

Implantar sistema informatizado para Vigilância em Saúde

Implantar Programa de Prevenção de Álcool e Drogas

Efetivar a Câmara Técnica de Integração Ensino-Serviço

Realizar dois mutirões de cirurgias

Capacitação dos profissionais

O documento completo com a prestação de contas da Secretaria de Saúde está disponível em www.jaraguadosul.sc.gov.br/informacoes-em-saude, “Relatório de atividades do 3º quadrimestre”.