Trabalhos da Apae são abordados na Câmara de Vereadores

Trabalhos da Apae são abordados na Câmara de Vereadores

Participou da sessão desta quinta-feira (12), a Diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Cláudia Roberta de Arrazão, acompanhada de outros representantes da entidade. Ela falou sobre os 45 anos da Apae Jaraguá do Sul, comemorados nesta quinta-feira. De acordo com Diretora, a Associação conta, atualmente, com 101 funcionários e quatrocentos usuários (alunos). Comentou também sobre a inauguração da primeira sala Snoezelen de Santa Catarina, espaço que trabalha os cinco sentidos, é multissensorial, utiliza método Holandês e no Brasil, apenas oito Estados possuem este tipo de sala. “Foi um projeto aprovado no valor de R$104 mil, inaugurada hoje”, comemorou.

A Diretora explicou, ainda, que existem muitos projetos na parte técnica e pedagógica, que estão em andamento. “Somos a única Apae do Estado que possui projeto para-desportivo com participação de 110 atletas, 15 recebem bolsa municipal”.

Claudia ressaltou que uma das lutas da entidade é a inclusão social. “Crianças de quatro a 17 anos tem que estar na escola regular, com deficiência ou não. Nosso papel como Apae, é dar assessoramento e atendimento especializado, vindo para nós no contraturno”.

Os vereadores fizeram questão de frisar a importância da entidade para o município. “Parabéns, a Apae é um sucesso, pela equipe que trabalha com o coração”, pontuou o presidente Anderson Kassner. “Só tenho elogios à Apae”, disse Arlindo Rincos, que se mostrou bastante interessado também pela sala Snoezelen.

Também parabenizaram a entidade, os vereadores Jaime Negherbon e Pedro Garcia.  Marcelindo Carlos Gruner acrescentou a importância do terceiro setor, da sociedade civil organizada, que, segundo ele, acaba fazendo o papel que o Governo deveria fazer. “Como o Governo não faz, ele tem que ser, no mínimo, parceiro destas entidades”, alertou.

Eugênio José Juraszek, se emocionou ao falar dos trabalhos da entidade. “Vocês são heróis”, disse ele.