Vereador cobra criação de Conselho e Fundo para animais

O vereador Martim Martins (PSDB) afirmou, na sessão ordinária dessa terça-feira (27), que vai encaminhar um ofício ao Executivo jaraguaense pedindo informações sobre o projeto de lei proposto pela vereadora Natália Petry ainda em 2016 para a criação de um Conselho e um Fundo de Defesa dos Animais. Ele quer saber sobre o porquê de o projeto ainda não ter sido executado. Martins ressalta que o Conselho e o Fundo são de fundamental importância para a diminuição da proliferação de animais abandonados nas ruas do município.

O presidente da Casa, Anderson Kassner (PP), aconselhou que seja colocado no ofício um pedido para que o recolhimento, o abrigo e os cuidados com animais abandonados sejam retirados do setor de Saúde e implementados na Fundação do Meio Ambiente (Fujama). Para ele, somente o tratamento de zoonoses poderia ficar na Secretaria de Saúde, mas o resto deve ser administrado pelo órgão ambiental.

Marcelindo Gruner lembrou que foi autor de uma indicação no ano passado que pedia ao Executivo a castração de animais abandonados na área rural. Ele afirma que atualmente a área rural é um local de desova de animais em que pessoas da cidade, que não quer mais o animal doméstico, vai para abandoná-lo.