Vereador pede instalação de semáforos inteligentes no município

O vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), defendeu na sessão desta quinta-feira (22), a indicação nº 1732/2018, que pede ao Executivo estudos para possível substituição dos semáforos atualmente utilizados, por “semáforos inteligentes”, uma nova tecnologia que detecta o fluxo de movimento das vias, a fim de controlar os intervalos de operação do sistema, melhorando desta forma a mobilidade urbana e tornando-a mais eficiente. O parlamentar apresentou um vídeo explicativo sobre a nova geração de semáforos. Os equipamentos detectam os carros à distância de 200 metros, quando o veículo passa pelo sensor dados são enviados à central controladora que consegue monitorar os intervalos de funcionamento dos sinais. “É uma solução moderna, segura, eficiente e de baixo custo. Temos que pensar em tecnologia”, apontou o vereador que disse ainda, já ter iniciado conversas neste sentido com o setor de trânsito da prefeitura.

“Nossa cidade deve avançar neste sentido”, defendeu o colega Celestino Klinkoski, parabenizando Gruner pela iniciativa.  Ademar Braz Winter mencionou que já fez projeto para implantação de temporizador nos semáforos, mas a ideia não foi acatada.