Vereador reivindica atendimento público em equoterapia

DSC05842Na sessão de hoje, 28, o vereador Eugênio Juraszek solicitou ao Executivo que elabore estudos para firmar parcerias com centros que ofereçam equoterapia em Jaraguá do Sul. A ideia do parlamentar é atender às pessoas com deficiências físicas e intelectuais, distúrbios comportamentais e vítimas de acidentes gratuitamente.

Juraszek salientou os benefícios da terapia que utiliza cavalo na reabilitação biopsicossocial, representando estímulos de equilíbrio, coordenação motora, muscular, autoconfiança, autoestima, entre outros.
Ele citou como exemplo o Centro de Equoterapia Walter Adam, primeira unidade habilitada na região, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Guaramirim, onde são atendidas 18 crianças portadores de autismo, paralisia cerebral e síndrome de down. O vereador, que visitou o centro, sugestionou aos demais parlamentares que abracem a causa. “Precisamos de um centro que oferecerá o tratamento gratuito”, disse. Ele salientou que irá se reunir nas próximas semanas com representantes públicos para tratar do assunto. “Vou pedir empenho do governo no sentido de implantar o modelo na cidade”, ressaltou.