Vereadores apelam por melhorias na SC-110

Parlamentares pedem conserto nas calçadas, raçada no acostamento e tapa-buracos

A Câmara aprovou na sessão desta quinta-feira (14), a Moção de Apelo nº 04/2019, de todos os vereadores, que pede o conserto de rachaduras e elevações em alguns pontos ao longo da extensão das calçadas localizadas às margens da rodovia SC-110, no trecho da empresa Malwee até o pé da serra de Pomerode, e também incluindo a estrada 8493 – JGS 493 – perto da escola João Romário Moreira, fora do perímetro urbano.

A Moção considera, entre alguns pontos, os diversos pedidos apresentados no sentido de que se providencie soluções para tais problemas e que o trecho citado da Rodovia Wolfgang Weege, teve revitalização inaugurada no final de 2017, contemplando 12,2 quilômetros, com investimento de quase R$ 14 milhões do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra.

Na proposição, os parlamentares lembram ainda que, “a construção das calçadas deveriam garantir a segurança e a passagem dos pedestres, ciclistas e cadeirantes às margens da Rodovia Wolfgang Weege (SC-110), assim como nas proximidades da Escola João Romário Moreira (JGS 493)”.

A Moção será enviada ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, ao Secretário Estadual de Infraestrutura, Carlos Hassler, ao Deinfra e ao Deputado Vicente Caropreso.

Anderson Kassner (PP), ressaltou na tribuna que a revitalização da rodovia foi bastante positiva, porém, as calçadas estão destruídas e precisam de melhorias urgentes. Kassner apresentou fotos que demostraram o problema.

Ademar Braz Winter (PSDB), afirmou que a empresa que fez a calçada deve ser a responsável pelos reparos.

“Sempre lutamos muito para o acostamento daquela via. Temos que cobrar da empresa que fez a obra, para que retorne e faça bem feito”, concordou Jaime Negherbon (MDB).

Celestino Klinkoski (PP), afirmou que a Moção deveria incluir também roçada do mato e tapa-buracos ao longo da rodovia. “Deveria ser feito um pacote mais completo e cobrar a rodovia como um todo”, pontuou ele, que teve a sugestão aceita pelos demais.

Jackson José de Ávila (MDB), lembrou que as rodovias que cortam a região estão em condições precárias. “Isso é uma vergonha”, lamentou.

Marcelindo Carlos Gruner (PTB), acrescentou que as providências devem ser tomadas antes que ocorra algo pior. “Está na hora de cobrarmos melhorias nestas rodovias”.

Os vereadores aprovaram a Moção, que terá em seu texto, também, pedido de serviços de roçadas no acostamento e operação tapa-buracos.