Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores devem sugerir PA para desafogar emergência de hospital

COMPARTILHE

Os vereadores de Jaraguá do Sul reuniram-se com o diretor geral do Hospital São José, Maurício Souto-Maior, na tarde dessa quinta-feira (03) para tratar das filas de espera na unidade. A preocupação surgiu na sessão da terça-feira (01) quando os parlamentares levantaram a questão das grandes filas de espera nos hospitais de Jaraguá do Sul. Eles questionaram o diretor sobre a estrutura disponível na unidade hospitalar para a população e a demanda acolhida, com o objetivo de encontrar soluções para a demora no atendimento.

Souto-Maior explicou que o São José conta hoje com nove médicos disponíveis para o setor de emergências que se revezam numa escala de horários para cobrir as 24 horas do dia. O diretor explicou que nesse pronto-socorro há cerca de 6.500 atendimentos por mês e que todas as pessoas recebem uma classificação de risco, indo do nível 1 (não urgência) ao nível 5 (risco de morte). Ele ainda afirmou que cerca de 60% dos atendimentos que chegam ao pronto socorro recebem a classificação de níveis 1 e 2, ou seja, os que oferecem menos riscos ao paciente. Para Souto-Maior, esses 60% poderiam ser atendidos por um pronto atendimento (PA) do município, desvinculada do hospital.

Os vereadores sugeriram que a Prefeitura pudesse auxiliar na construção e manutenção de uma PA próximo ao São José, mas que seja administrado pelo hospital e não pelo poder público municipal. Desta forma, os pacientes que não tiverem classificações graves poderiam ser encaminhados à unidade e, dessa forma, desafogar o pronto socorro. Se preciso, os parlamentares disponibilizaram-se a pedir ao Prefeito Antídio Lunelli que as sobras financeiras da Câmara de Vereadores sejam utilizadas para isso. Eles pretendem protocolar uma moção de apelo para que a proposta seja concretizada.