Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores esclarecem dúvidas sobre revisão do Plano Diretor

COMPARTILHE

Os vereadores de Jaraguá do Sul participaram nesta quinta-feira, 03, de uma reunião nas dependências da Câmara, com o Secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura, Ivaldo Kuczkowski e o engenheiro civil Osmar Günther. Na pauta, o andamento do processo de revisão do Plano Diretor 2017.

Os representantes do Executivo explicaram as etapas do trabalho e responderam aos questionamentos dos parlamentares. Os 11 vereadores participaram do encontro.

Segundo o relator do processo de revisão, Osmar Gunther, a cada 10 anos, segundo o Estatuto da Cidade, o município deve atualizar a Lei do Plano Diretor. Isso já está sendo feito desde 2016, através de oficinas e audiências públicas nos bairros. Na gestão atual foi criado um Núcleo Gestor para concluir todo este processo.

De acordo com Osmar Günther, o resultado do trabalho será levado, na sequência, para nova apreciação da comunidade e também do Comcidade (Conselho Municipal da Cidade), que representa vários segmentos da sociedade organizada.

Partindo das sugestões da comunidade e dos representantes do Conselho, deverá ser elaborado um documento, que será submetido a votação, em uma Conferencia Pública, provavelmente em outubro deste ano. “É uma maneira de filtrar o produto que virá, depois, em forma de Projeto de Lei, para votação no Legislativo”, explica Günther. “O que passar na conferencia é o que a comunidade está querendo”, acrescenta ele.

Günther afirmou que o Plano Diretor está sendo revisado e atualizado com base em uma série de novas demandas, como estatuto da Metrópole, Estatuto das cidades, Estatuto dos Deficientes e nova Lei de Regularização Fundiária, além das demandas vindas da população.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Garcia, é fundamental esclarecer todas as dúvidas antes da votação no Legislativo.