Vereadores Mirins tornam-se deputados por dois dias em Brasília

Vereadores Mirins tornam-se deputados por dois dias em Brasília

Pela segunda vez vereadores mirins de Jaraguá do Sul participaram do “Câmara Mirim”, iniciativa do Plenarinho da Câmara dos Deputados, que ocorre anualmente em Brasília. O programa de educação política conta com a participação de estudantes de todo o país e possibilita aos jovens a chance de tornarem-se deputados por dois dias.

Durante o evento foram analisados três projetos, selecionados entre mais de 600 encaminhados pelas unidades escolares. Divididas em comissões, as crianças analisaram esses projetos, apresentando um relatório final. No último dia de programação, os mirins participaram da simulação de uma sessão no Plenário da Câmara dos Deputados, onde os projetos foram votados.

Para os Vereadores Mirins de Jaraguá do Sul foi uma experiência única, um verdadeiro exercício de cidadania. Eles tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões, bem como, ouvir e entender a opinião dos outros.

O Coordenador do Programa Vereador Mirim, na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, Joel Luís Corrêa, comemora o sucesso do evento. “Foi muito interessante poder observar o crescimento de cada um dos vereadores mirins envolvidos, a consciência cidadã, a responsabilidade social, bem como os encaminhamentos traçados, pois todos agiram com maturidade e com o discernimento que a sociedade espera de um jovem parlamentar”, avalia.

Viajaram para Brasília os mirins, Amanda Fontana – suplente; Pietro do Nascimento – suplente; Vinícius Bonatti Benner – presidente da Câmara Mirim; Clara de Jesus Pereira – vereadora mirim; Felipe Durães – vereador mirim; Joel Luiz Corrêa – coordenador do programa e Ariane Corrêa – Procuradora Jurídica da Câmara. A escolha dos estudantes foi feita através de sorteio.