Vereadores participam de entrega do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu

Vereadores participam de entrega do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu

Várias autoridades locais e estaduais participaram nesta quarta-feira (14) da cerimônia de entrega do plano de bacia hidrográfica do Rio Itapocu, na sede da Amvali. O plano define as diretrizes para o desenvolvimento local e regional, bem como as metas para a recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos. Com custo de R$1,3 milhão, o plano permite que o Governo do Estado e a sociedade conheçam a situação das águas da região, em termos de qualidade e de quantidade e identifiquem potenciais conflitos de uso, possibilitando estabelecer e compatibilizar os diversos usos da água. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, depois de mais de dois anos de trabalho, a entrega significa um importante passo para a região de Jaraguá do Sul. “Poderemos ter melhor gestão dos recursos hídricos, podendo assim planejar o futuro”, completou.

O trabalho foi dividido em três etapas que compreendem: a elaboração de um diagnóstico dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Itapocu; identificação de cenários futuros para a gestão de recursos hídricos na bacia do Rio Itapocu e enquadramento das águas superficiais. Esta última, para análise de estratégias de intervenção, visando a compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.

Para o presidente do comitê de bacia hidrográfica do Rio Itapocu, Sérgio Santini, o trabalho terá uma grande utilidade para os municípios. “Vamos começar a implementar algumas diretrizes demonstradas no plano”, disse ele.

A Câmara de Vereadores esteve presente na solenidade. Para o presidente do Legislativo, Anderson Kassner, com o estudo em mãos, os municípios terão como se organizar no que diz respeito aos seus recursos hídricos. “Nosso desenvolvimento depende muito deste plano”, ressaltou Anderson.

Também estiveram presentes no encontro, os vereadores, Marcelindo Carlos Gruner e Jaime Negherbon. “Esperamos que este plano saia do papel”, disse Marcelindo. “O plano vai valorizar muito nossa região, teremos grandes benefícios”, comemorou Negherbon.

O Prefeito Antídio Lunelli, afirmou que os municípios precisavam deste levantamento. “Estamos hoje de parabéns”, afirmou.