Vereadores querem que guias para exames médicos sejam online

Vereadores querem que guias para exames médicos sejam online

O vereador Jackson de Avila (MDB), na sessão ordinária desta quinta-feira (11), relatou a situação de um menino que está prestes a perder o exame marcado para este mês na rede pública de saúde. Ele terá que voltar para o início do processo e esperar mais alguns meses por este exame. Isso acontece porque a mãe do jovem perdeu a guia fornecida pelo posto de saúde. Este documento deveria ser apresentado na hora do exame. Para Avila, não é cabível que um munícipe perca um exame por conta disso. Ele afirma que deveria haver outra forma de os cidadãos tirarem a segunda via deste requerimento.

O vereador adverte que esta guia é um documento público e tem que estar disponível para o cidadão a qualquer momento. Ele pretende fazer uma requisição ou projeto de lei para que as pessoas tenham direito à segunda via online.

Este problema já tinha sido levantado pelo vereador Anderson Kassner (PP) em fevereiro deste ano. Na ocasião, ele afirmou que uma mulher estava há um ano e cinco meses esperando para fazer um exame de ultrassom abdominal, mas perdeu a requisição e não pode realizar o procedimento. A ideia de Kassner é que a Secretaria de Saúde disponibilize essas guias na internet, através de um sistema de assinatura digital