Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PRIMEIRA SESSÃO ITINERANTE VAI AO BAIRRO AMIZADE E REGIÃO

[b] Sessão desta terça-feira reserva momento especial para homenagear quem faz história da tradicional sociedade[/b]

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza nesta terça-feira, 17 de março, a primeira sessão itinerante do ano, na sede da Sociedade Amizade, no bairro do mesmo nome. A sessão ordinária, às 19 horas, além de tratar assuntos previstos na ordem do dia, terá um momento especial com homenagens relativas aos 55 anos de fundação da tradicional sociedade de tiro.
O requerimento solicitando a sessão partiu do presidente da Câmara, vereador Jean Carlos Leutprecht (PC do B), morador do Amizade. Ele convida os moradores do bairro e dos bairros vizinhos para que acompanhem este momento, pois a idéia de uma sessão fora da Câmara é justamente levar os vereadores para mais perto da população, para que ela tenha uma idéia de como funciona o Legislativo.
Foram convidados as associações de moradores dos bairros próximos, como Czerniewicz e Três Rios do Norte, e estudantes, funcionários, pais e professores das escolas do loteamento Amizade, Alberto Bauer e Max Schubert, fundadores, todas as sociedades de tiro da região e ainda representantes da Prefeitura.

[b]A HISTÓRIA QUE INICIOU COM 16 AMIGOS[/b]
Fundada em 10 de janeiro de 1954 por 16 moradores das imediações da rua Itapocu Hansa e Tifa Schubert, a sociedade traz no próprio nome um de seus principais objetivos. Entre os nomes sugeridos no momento da fundação estavam Tiro Certo, Boa Amizade e Amizade. A escolha foi por Amizade, porque era isto que os fundadores pretendiam oferecer aos sócios.

A Sociedade Amizade se destaca também nas competições de tiro da região, além dos bailes e festas de reis e rainhas, que até hoje respeitam a tradição e são feitas separadamente. Em festas de rei, participam apenas os homens, e em festas de rainha, apenas mulheres.
Como a sociedade ainda não tinha sede própria, as festas e bailes eram realizados nas casas ou locais cedidos pelos sócios. A primeira festa, realizada em 7 de junho de 1954, sagrou como rei o atirador Augusto Schwarz.
Mas a sede própria não tardou a ser conquistada. Ela foi fundada num espaço de pouco mais de um ano depois da fundação, em 1º de maio de 1955, com a animação do conjunto musical Klitzke, e marcou o início de uma longa história, com eventos de sucesso e muitos momentos de alegria e descontração. Em 20 de outubro de 1968, ocorreu a primeira festa de rainha, reunindo 40 mulheres. O título foi dado a Ágata Utpadel.

O presidente José Augusto Demarchi, que está no comando da sociedade há 14 anos, explica que o sucesso veio acompanhado de muito trabalho e da colaboração da comunidade, que prestigia os eventos. Os lucros obtidos nestes eventos são revertidos em manutenção e melhorias nas instalações, como a compra de terrenos para estacionamento, a reforma de parte do salão e das canchas, entre outras.

[b]OS SÓCIOS-FUNDADORES QUE SERÃO HOMENAGEADOS NESTA TERÇA:[/b]
Luiz Prestini
Ingo Todt
Walter Hornburg
Waldemar Schwarz
Geraldo Klitzke
Harry Todt
Arnoldo Grützmacher

[b]Sócio homenageado com mais tempo de participação na diretoria:
Egon Meldola[/b]
Filho de Willy Meldola, um dos fundadores, e de Germano Meldola, também fundador e o primeiro presidente da Sociedade Amizade, Egon completou em fevereiro 50 anos na condição de associado. Ele também dedicou parte dos últimos 37 anos ao Departamento de Tiro, onde se notabilizou não só como um aficcionado e atleta participante dos campeonatos de tiro ¬– atualmente participa do Campeonato Estadual de Tiro Seta – mas na organização de festas de reis e até mesmo na montagem dos estandes.
Também foi em um memorável baile de Natal, em 1958, que Egon conheceu sua mulher, Adélia, companheira inseparável nos últimos 50 anos na vida e nas atividades sociais e esportivas. Todas as sextas, ele promove treinamento de tiros com os sócios.

QUEM SÃO OS FUNDADORES DA SOCIEDADE AMIZADE:
1. Germano Meldola
2. Frederico Staudt
3. Willy Meldola
4. Luiz Prestini
5. Carlos Meyer
6. Erich Radünz
7. Erwino Manske
8. Bertholdo M. Doering
9. Alvino Schmauch
10. Gabriel Piermann
11. Stefano Arbeiter
12. Germano Rüdiger
13. Alvino Schmidt
14. Adolfo Enke
15. Eduardo Arbeiter
16. Arthur Enke

Em 22/2/1956 ingressaram novos sócios, chamados de “Sócios Construtores”.
1. Walter Föerster
2. Osvaldo Todt
3. Emilio Grützmacher
4. Fritz Todt
5. Bertoldo Hornburg
6. Ingo Todt
7. Bruno Friedel
8. Ingo Klitzke
9. Walter Hornburg
10. Albrech Schwarz
11. Alvino Schwarz
12. Augusto Schwarz
13. Otto Schwarz
14. Heinrich Behling
15. Helmut Krüger
16. Fritz Staudt
17. Luiz Schwarz
18. Waldemar Schwarz
19. Paulo Klitzke
20. Geraldo Klitzke
21. Erich Behling
22. Erich Friedel
23. Erich Prust
24. Walter Ziemann
25. Otto Auwärter
26. Rudolfo Todt
27. Harry Todt
28. Arnoldo Grützmacher

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP