Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TUBULAÇÃO DEVE EVITAR ENCHENTES NA RUA WALDEMAR RAU

[b]Obra na rua que é único acesso ao condomínio industrial era esperada há anos[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d28-ca89-4b86.jpg[/img]

Outros bairros bem castigados pela chuva do final da tarde de domingo em Jaraguá do Sul foram o Vila Rau, Estrada Nova e Três Rios do Sul. Em todos os casos, a exemplo do que o secretário de Obras Valdir Bordin já havia constatado na manhã de segunda-feira, em visita ao bairro Ilha da Figueira, o problema é mesmo a tubulação inadequada, ou a falta dela, sem falar nas bocas-de-lobo obstruídas, ou inexistentes.
Na segunda à tarde, o secretário Bordin, atendendo a um apelo do vereador Justino Pereira da Luz (PT), visitou famílias que tiveram as casas invadidas pela água naquela região. Morador há 15 anos da rua Waldemar Rau, no bairro Três Rios do Sul, o casal Silvio e Rosana Franzner, que já teve a casa tomada por mais de meio metro de água, se desespera a cada chuva. Nesta terça, eles tiveram uma agradável surpresa. Depois de conversarem com o secretário, observaram que a Prefeitura levou 60 tubos com 60 cm de diâmetro para canalizar a rua.
Rosana conta que quando eles construíram a casa, uma rampa dava acesso ao terreno. Porém, ao longo dos anos a rua recebeu tantos aterros que hoje está no mesmo nível. Para piorar a situação, desde que o condomínio industrial passou a operar, o trânsito pesado fez com que a rua cedesse, quebrando os poucos tubos colocados pelos próprios moradores, na tentativa de desviar a água da chuva.
Rosana conta que já viu a água chegar a meio metro dentro de sua casa, que está com rachaduras pelas paredes. Planos de trocar o piso e a pintura externa foram adiados até que uma solução seja tomada. Para evitar a perda de mais móveis e eletrodomésticos, eles construíram estruturas de madeiras e bancos para erguer os móveis nos dias de chuva. Nos cômodos em que há móveis planejados, a solução é rezar para que o material não estrague.
O vereador Justino já conhecia o drama das famílias da região. Ele havia participado de uma reunião com mais de 50 moradores na casa do casal Franzner e já tinha recebido um abaixo-assinado com mais de 70 assinaturas pedindo providências. Desde fevereiro, ele encaminhou pelo menos três indicações pedindo atenção para os moradores do bairro Três Rios do Sul.
A indicação de número 50/2009, aprovada na sessão do dia 24 de fevereiro, pedia justamente a troca de tubos por outros de maior diâmetro na passagem paralela à Rede Ferroviária Federal e travessia da rua Waldemar Rau, na cabeceira da ponte de madeira que fica quase em frente à casa dos Franzner, além da limpeza das valas, conservação e construção de bocas-de-lobo nas proximidades.
Outra indicação, aprovada em 3 de março, pede que a ponte de madeira que divide os bairros Vila Rau e Três Rios do Sul seja substituída por uma de concreto. E uma terceira, também aprovada no dia 3 de março, pede que a Secretaria de Obras providencie a abertura e limpeza do rio Três Rios do Sul no trecho do rio Itapocu até a rua Waldemar Rau.
Na foto, o vereador Justino apresenta as indicações que encaminhou nos meses de fevereiro e março ao casal Franzer.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP