Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DIA DO JORNALISTA É LEMBRADO POR VEREADORES

[b]Data instituída em homenagem a jornalista morto em 1830 lembra luta por reconhecimento profissional que continua até hoje[/b]

COMPARTILHE

A passagem do Dia do Jornalista foi lembrada por praticamente todos os vereadores na sessão desta terça-feira na Câmara de Jaraguá do Sul. O primeiro a cumprimentar os profissionais, da tribuna, foi o vereador Ademar Possamai (DEM). Na sequência, o vereador Justino Pereira da Luz (PT) aproveitou para solicitar o envio de um ofício aos jornalistas e órgãos de imprensa do município parabenizando-os pela data.
Justino lembrou que o Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.
O Dia Nacional de Luta em Defesa do Diploma iniciou-se no 1º Congresso Brasileiro de Jornalistas, em 1918, no Rio de Janeiro, quando pela primeira vez foi reivindicado o estabelecimento de um curso específico de nível superior para a profissão. Desde então, os jornalistas brasileiros vêm lutando pelo direito a uma regulamentação que garanta o mínimo de qualificação profissional àqueles que pretendam trabalhar como jornalistas. Após a retirada da pauta, na semana passada, do julgamento do recurso contra o diploma pelo Superior Tribunal Federal (STF), os jornalistas brasileiros comemoraram seu dia com esta conquista.
Em Jaraguá do Sul, os diretores do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Lúcio Fernando Sassi, Sérgio Homrich e Jorge Luiz Cardoso Pedroso promovem reunião festiva nesta quarta-feira, onde estarão promovendo novas sindicalizações. O encontro será às 20 horas, no Bar do Oca, no bairro Vila Nova.