no comments

QUATRO RUAS DO BAIRRO ESTRADA NOVA GANHAM NOMES

Quatro projetos colocando nomes em ruas localizadas no bairro Estrada Nova e até então identificadas por números foram à votação na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na noite desta quinta-feira (23 de abril).
Foram aprovados em primeira votação os projetos de números 34/2009 e 35/2009, de autoria do vereador Justino Pereira da Luz (PT). O projeto 34 sugere que a rua de número 1139 seja denominada Willy Blunk. E o projeto 35 que a rua 1119 receba o nome de Emma Müller Blunk.
Willy e Emma formaram um casal de blumenauenses que se estabeleceu no então bairro Três Rios em 1947, na casa do filho Ingo, um dos primeiros agricultores da região. Na região, há inúmeros parentes do casal, que ficaram muito felizes com este reconhecimento. O próprio filho Ingo já dá nome à rua principal.
Outros dois projetos, estes aprovados em segunda votação, são os de número 29/2009 e o 36/2009, que foram discutidos e aprovados em primeira votação na sessão ordinária do dia 16.
O projeto 29, também de autoria do vereador Justino Pereira da Luz (PT), dá o nome de Wagner Luis Zapello à rua 1114, que fica no bairro Estrada Nova. O vereador explicou que é forma de homenagear o adolescente de 15 anos que morreu dias depois de ser atropelado na BR-280, na região do bairro, em 2002.
A vereadora Natália Lúcia Petry (PSB) solicitou que seu projeto, o de número 36, dê o nome de Bruno Cristiano Bernardo Rau à rua 1265, também no bairro Estrada Nova. Bruno, segundo a vereadora, é um blumenauense nascido em 1890, que ainda criança veio com a família para Jaraguá do Sul e fixou residência no bairro Francisco de Paula. Ele morreu aos 50 anos, vítima de uma gripe, mas deixou dois filhos jaraguaenses e uma reputação exemplar que foi a base de sua família.
A área de terras onde está a rua 1265 foi doada por seu neto, o advogado jaraguaense Osvaldo Rau Júnior, e fica perto de onde Bruno viveu.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP